sábado, 20 de outubro de 2018

Arkhaggelos Mikha’el e a controvérsia sobre sua identidade

A bíblia sagrada faz menção de inúmeros anjos "...milhões de milhões, e milhares de milhares," (Apocalipse 5:11) organizados por hierarquias e funções distintas sob o comando de Deus "Porque aos seus anjos dará ordem..."(Salmos 91:11)
Dentre estes ás Escrituras revelam o nome de dois "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas."(Lucas 1:19) e "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."(Judas 1:9)

Deus manifestava-se através de Teofania no A.T período da dispensação do mistério "E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;" (Efésios 3:9) Como vemos por diversas vezes no relato bíblico "E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur." (Gênesis 16:7) "Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui." (Gênesis 22:11) O que fica evidente nos textos "E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." (Êxodo 3:2) "E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui." (Êxodo 3:4) quando fica explícito de que Deus tornou-se-lhe visível em forma angelical.
Contudo, diferente do Arcanjo Miguel o Anjo do Senhor ou  "...Príncipe do exército do SENHOR..." (Josué 5:14) é um ser único, sem precedentes e o Arcanjo  (Hb.Mikha’el) é "...um dos primeiros príncipes... Miyka’el ’achad hasariym harEshoniym " (Daniel 10:13) bem como o maioral entre estes Arcanjos anônimos dos quais a palavra de Deus mantêm silêncio. "E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe..." (Daniel 12:1) Porém,ainda assim é UM DOS PRIMEIROS numa sequência de sucessões.
Jesus nunca foi ou será “um dos primeiros ”Ele é detentor de toda á primazia como testemunha de si mesmo em (Apocalipse 1:17)"...Eu sou o primeiro .”

1. O nome Miykha’el quer no hebraico, quer no grego tem como significado uma pergunta “Quem é semelhante a Deus? ”Contudo, alguns o “traduzem” como uma afirmação e com base nisto fundamentam o engodo de que este arcanjo é Jesus. Porém, se atentarmo-nos á outros nomes de personagens bíblicos notaremos á inconsistência deste argumento. Como por exemplo o nome de Eliú amigo de Jó que traduzido é Ele é Deus.

2. Levando em conta o texto da epístola anônima aos (Hebreus 1:6) "E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." E a declaração do anjo ao apóstolo João em (Apocalipse 22:8–9) "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." De que somente Deus deve ser adorado. Não estaríamos prestando cultos aos anjos ? "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão," (Colossenses 2:18) se estes anjos de Deus não recebem adoração tais atos de adoração não estariam sendo na realidade ofertados ao diabo ? "E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (Mateus 4:9)
Portanto, é incoadunável atribuir a identidade do Criador á uma criatura cujo nome interrogativo tem Jesus como resposta "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" (Colossenses 1:15).

3. Como de praxe de sectários á prática do isolamento de textos é usada para manipular a interpretação destes. No texto de (Apocalipse 12:5) "E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." Jesus é apresentado como o Filho do Homem e subsequentemente o arcanjo batalhando contra o diabo e seus anjos "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;" (Apocalipse 12:7) Por via da leitura completa é perceptível que um não é o outro e que os que tais crêem que são não possuem um único texto sequer em favor desta doutrina herética.

Diogenes Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário