sexta-feira, 29 de março de 2019

A IMPORTÂNCIA DA AUTORIDADE BÍBLICA

A inspiração divina e a autoridade da Bíblia são dois pontos fundamentais para a Fé Cristã.  A Bíblia Sagrada é a infalível Palavra de Deus e todo cristão verdadeiro deve crer na inspiração divina de toda Escritura (2 Tm 3.16), pois isso significa que ela é a Palavra de Deus.  Então por ela ser inspirada por Deus, naturalmente o cristão genuíno também reconhece a autoridade da Bíblia Sagrada.

“Em decorrência de ser a Escritura um registro inspirado e inerrante da revelação de Deus, ela é a autoridade maior nas questões de fé e conduta para os cristãos” [1].

Geisler e William Nix em seu livro “Introdução Bíblica” diz: “A Bíblia é a última palavra no que concerne a assuntos doutrinários e éticos.  Todas as controvérsias teológicas e morais devem ser trazidas ao tribunal da Palavra escrita de Deus.  As Escrituras receberam sua autoridade do próprio Deus...”[2].

Hoje vivemos em uma “era” conhecida como mais moderna.  No dizer de muitos: “estamos vivendo na era da pós-modernidade”, numa era em quem os limites serão superados e ultrapassados.  Em pleno século XXI, vivemos em uma sociedade totalmente aversa, corrompida moralmente e espiritualmente, onde maioria dos valores consideradas como pilares para a fé cristã, foram deixados de lado, lançados ao esquecimento.  O pecado e a falta de fé em Deus têm levado pessoas ao longo dos anos a atacarem a inspiração e a autoridade das Sagradas Escrituras.

Quando houve a Reforma Protestante, os reformadores rejeitaram a infalibilidade e autoridade papal, e se empenharam em defender a autoridade das Sagradas Escrituras e sua inerrância acima de qualquer coisa.  O tempo passou, mas o cristão genuíno continua sendo convidado a defender as Escrituras todos os dias. Essa necessidade continua urgente diante de tantas distorções existentes no mundo.  É nesse momento que precisamos mostrar o poder e autoridade que a Palavra de Deus tem, exibindo sua fonte de inspiração, sua inerrância, fazendo referência a ela constantemente nos julgamentos, vivendo uma vida de fé pautada e respaldada pela poderosa Palavra de Deus.

[1] - de Aguiar Severa, Zacarias.  Manual de Teologia Sistemática. Curitiba: AD Santos Editora, 2014, p. 39.
[2] - Geisler, Norman e Nix, William.  Introdução Bíblica – Como a Bíblia chegou até nós. São Paulo: Editora Vida, 2006, p. 

By Nivaldo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário