sexta-feira, 19 de abril de 2019

Aos Que Sentem Dificuldade em Crer

Me causa espanto ver a devoção com que os monges cumprem os rituais do budismo, também não é diferente quando vemos os mulçumanos obedecerem cegamente as ordenanças descritas no alcorão. O hinduísmo é uma das maiores religiões do mundo, mesmo tendo sido construída em cima de fábulas, Ainda assim possui devotos que creem sem questionar absolutamente nada. Parece mesmo que a fé deles é maior que a fé de muitos cristãos.
O cristianismo é, com certeza, a religião mais questionada de toda a história, mesmo tendo sido a única entre as maiores religiões do mundo que foi construída em cima de fatos históricos irrefutáveis. Assim também é a religião que mais sofreu provocações e que mais foi analisada por seus opositores.
O mundo abraça os hindus, os mulçumanos, e tantas outras religiões, no entanto o cristianismo é alvo de chacotas e afrontas. No entanto a questão não está voltada para qual das religiões possui pessoas mais devotas, a fé não pode ser analisada de acordo com a perspectiva daquele que crê, e sim da perspectiva de em que ou em quem se crê.
De que adianta ter uma grande fé em um Deus inventado pela mente de um maluco? (Me refiro a alá e seu criador Maomé); de que adianta depositar toda sua fé em uma vaca ou um rato, ou mesmo passar dias recluso buscando uma sabedoria perdida dentro de si mesmo? Alguma dessas atitudes são suficientes para alcançar a salvação? Importa o tamanho da fé se ela está depositada no lugar errado e não pode salvar? Qualquer uma dessas religiões é facilmente refutada diante de fatos históricos, contradições doutrinárias, incoerências nos argumentos, etc. Porém o cristianismo tem subsistido todos esses anos e nunca sequer foi encontrado uma refutação válida. Isso porque a fé do cristão não é morta, nem tão pouco cega, está amparada por fatos e argumentos fortes a respeito de Deus, de Cristo e da Bíblia (1 Co 15.17-20).
Vale a pena ter essa fé por que ela não se fundamenta na minha maneira de crer, ela se fundamenta naquele que me deu a fé (Hb 12.2) em cujo todos os fatos estão amparados (At 17.28; Rm 11.36), esse sim pode salvar. A fé do cristão é a única que garante a salvação, uma vez que ela também é a única que está amparada em fatos. Nós não cremos nos fatos, mas os fatos dão suporte a nossa fé, isso é muito mais do que qualquer outra religião pode ter.
Por Sandro Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário