sábado, 13 de abril de 2019

Começando a jornada

[A jornada de um erudito muçulmano para fora do Islã – parte 6 – panorama geral do livro]
Por Mark A. Gabriel
Vamos começar nossa jornada dentro da mente de uma radical islâmico. Primeiro, precisamos conhecer essas pessoas como seres humanos, logo, a próxima seção do livro descreverá a vida dos líderes radicais modernos mais influentes.
Lembre-se, vamos focar nos escritores/filósofos chave do movimento por que suas ideias estão alimentando os radicais de hoje. Esses escritores podem ser divididos em quatro grupos.
Os fundadores
Estes homens eram eruditos do islã e por meio de grande capacidade de organização e profundos escritos inspiradores, espalharam o retorno ao fundamentalismo islâmico, começando em 1920. A chamada à Jihad desse grupo era clara mas sofisticada. Muitos sites muçulmanos conservadores deixam seus escritos disponíveis em árabe, inglês e outros idiomas. Os nomes a conhecer são: Hasan al-Banna, Sayyid Abdul ala Mawdudi, e Sayyid Qutb.
Os evangelistas
Estes homens levaram os documentos dos fundadores ao coração e deram suas vidas para pô-los em prática durante a década de 70 e 80. O período de vida desses escritores foi se tornarem comprometidos com o islã radical, fundar seus próprios grupos radicais, escrever um manifesto de suas posições, liderar ataques contra o governo, serem capturados, julgados e executados. Estes escritos raramente estão disponíveis em inglês ou analisados em profundidade, mas eles estão abastecendo a próxima geração de radicais. Os nomes a conhecer são Dr. Salah Sariah, Shokri Mustafa e Abdul Salam FAraj.
Os prisioneiros
Este grupo é diferente dos evangelistas porque eles não foram executados por seus ataques contra o governo. Antes, foram mantidos na prisão, onde escreveram dois manuscritos na década de 80 defendendo a Jihad que empreenderam contra a autoridade do governo Egípcio. Os nomes a conhecer são Abod Zoummar, Karam Zohdy e Assim Abdul Maghed.
Os aristocratas
No final da década de 80, dois novos líderes se tornaram proeminentes no islã radical. Diferente de seus predecessores, eles eram homens de privilégios e meios. Após expulsar a União Soviética do Afeganistão com sucesso, eles voltaram seus recursos para novos alvos e arquitetaram os ataques do 11/09. Os nomes a ser conhecidos são Osama Bin Laden e Ayman al-Zawahiri.
A medida que você lê sobre cada grupo de homens na próxima seção, você aprenderá que fatores pessoais e políticos os levou a se tornaram radicais. Esta informação preparará você para entender a análise de seus escritos na seção 3.
Fonte:
GABRIEL, Mark. A. Journey into the mind of na Islamic Terrorist: Why they hate us and how we can change their minds. Lake Mary, Florida: Frontline, 2006, pp. 14-15
Tradução Walson Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário