Se você ver a foto de uma cadeira, o que faz você ter certeza que se trata de uma cadeira? Quais são os padrões estabelecidos pela mente que garantem que uma cadeira não é uma escada?
Todo o conhecimento é baseado em paradigmas, ou seja, existe um conjunto de características que determinam que uma cadeira é uma cadeira: ter pés, assento e encosto, por exemplo. Assim também acontece com todas as coisas, existe um grupo de características que os define. Se você pensar agora em uma bola, terá uma imagem formada na sua cabeça baseada nessas características, isso é um paradigma.
O paradigma define tudo que a pessoa sabe ou pensa a respeito de determinado assunto. Se alguém tentar lhe convencer que uma bola é uma cadeira você não vai aceitar a menos que ela prove ou que você mude seus paradigmas.
Na história da humanidade já foi necessário que o ser humano mudasse os paradigmas diversas vezes, sempre que isso aconteceu ocorreu revoluções científicas que nos ajudaram a adquirir o entendimento que temos hoje.
No mundo moderno, com o avanço científico, a geologia, antropologia, linguística, história, arqueologia, física, bioquímica, genética, biologia molecular e tantas outras ciências tem comprovado a existência de um criador que fez todo o universo. Porém os paradigmas usados pela ciência não permitem que eles aceitem isso. É como se eles quisessem entender o que é uma bola olhando pra uma cadeira. No entanto a história da humanidade relata que para que possamos crescer no entendimento científico é necessário mudar os nossos paradigmas.
Quanto a isso o apóstolo Paulo relata na carta aos romanos capítulo 12 e versículo 2 que para experimentar a vontade de Deus é necessário que nosso entendimento seja renovado. Ele explica que os paradigmas do mundo não são suficientes para conhecermos a Deus. A lógica é clara, só é possível entender Deus usando o paradigma de Deus, entender Deus pelo paradigma científico é um erro e só gera confusão.
O problema de muitas pessoas que não entendem Deus é o fato de estarem usando o paradigma errado. Mude seu paradigma, ou seja, renove seu entendimento, não aceite o entendimento formado pelo mundo, deixe o espírito santo lhe explicar e aí você vai conseguir alcançar a boa perfeita e agradável vontade de Deus pra tua vida.
*Sugestão
Para uma melhor compreensão sobre o assunto dos paradigmas Leia o livro "A estrutura das revoluções científicas" de Thomas Kuhn.
Sandro Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário