1) Supralapsarianismo quase foi rejeitado como heresia em Dort
[...] De fato, a oposição ao supralapsarianismo foi tão forte que a certa altura, o bispo Carleton pediu que o supralapsarianismo fosse incluído entre os erros rejeitados. Para evitar essa decisão, Gomarus apelou para a autoridade de teólogos ingleses como William Perkins e sobre sua reputação foi capaz de evitar a condenação. [1]
2) Mas, mesmo passando por essa, ainda assim o pessoal esquece que um tipo de supra e até alguns infralapsarianos foram considerados repulsivos em Dort:
"Assim torna-se evidente que alguns agiram muito impropriamente e contrário à toda verdade, equidade e amor, desejando persuadir o povo do seguinte:
- A doutrina das Igrejas Reformadas com relação à predestinação e assuntos relacionados com ela, por seu caráter e tendência,[...]
- Faz de Deus o autor injusto do pecado,[...]
- A mesma doutrina ensina que Deus tem predestinado e criado a maior parte da humanidade para a condenação eterna só por um ato arbitrário de sua vontade sem levar em conta qualquer pecado.
- Da mesma maneira pela qual a eleição é a fonte e a causa da fé e boas obras, a reprovação é a causa da incredulidade e impiedade.
- Muitos filhos inocentes de pais crentes são arrancados do seio de suas mães e, tiranicamente lançados no inferno, de tal modo que nem o sangue de Cristo, nem o batismo nem as orações da Igreja no ato do batismo lhes podem ser proveitosos.
Há muitas outras coisas semelhantes que as Igrejas Reformadas não apenas não confessam mas também REPELEM DE TODO CORAÇÃO."[2]
Acho que tem muito calvinista na internet que se encaixa num dos quatro pontos acima.
[2] http://www.monergismo.com/textos/credos/dort.htm. Ressaltação em caixa alta por minha conta.
Via Emerson Pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário