Por Travis Stockelman
Hoje, eu estava ouvindo um indivíduo falar. Muito do seu discurso foi correto. No entanto, ele fez algumas alegações que são comprovadamente falsas. Uma dessas afirmações era que a ciência pode explicar tudo pelo método científico. Achei isso interessante, já que o método científico lida especificamente com fenômenos e teorias que podem ser observadas e testadas. Eu me lembrei imediatamente do debate entre William Lane Craig e Peter Atkins, no qual Atkins fez exatamente isso, apenas para ser refutado por William Lane Craig. Dr. Craig listou 5 tipos de verdades que a ciência não pode explicar:
1. Verdades Lógicas e Matemáticas
Como o Dr. Craig destaca, a ciência pressupõe a existência de verdades lógicas e matemáticas, de modo que tentar usar a ciência para explicá-las seria argumentar em círculos. Tudo o que a ciência pressupõe não pode ser explicado pelo método científico, senão você será culpado dessa falácia lógica.
2. Verdades Metafísicas
O exemplo que o Dr. Craig deu foi a verdade de que a Terra não foi criada há 5 minutos com a aparência de ser mais velha. Novamente, o método científico faz suposições metafísicas e, portanto, não pode ser usado para provar ou refutar essas suposições.
3. Verdades Éticas
O método científico não pode ser usado para explicar verdades éticas. Na verdade, esse é um lugar perigoso para se seguir com o método científico, uma vez que permitir que a ciência faça nossos julgamentos éticos leva a todo tipo de atos horrendos e imorais. O Dr. Craig aponta, acertadamente, que o método científico não pode provar se o regime nazista estava errado ou certo ao cometer suas atrocidades.
4. Julgamentos Estéticos
O método científico não pode me dizer se uma pintura é bonita ou feia. Não pode me dizer se o céu noturno é uma coisa bela ou uma coisa horrível.
5. A própria Ciência
O Dr. Craig aponta que a própria ciência é cheia de suposições que não podem ser provadas. Novamente, qualquer suposição feita pela ciência não pode ser provada pela ciência sem argumentar em círculos.
Depois de ouvir este discurso hoje e me lembrar deste debate, gostaria de acrescentar à lista do Dr. Craig. Aqui estão mais algumas verdades que não podem ser provadas pelo método científico.
6. Verdades Históricas
As verdades históricas não podem ser provadas pelo método científico. O método científico requer a observância de fenômenos. Nenhum de nós pode voltar e observar a inauguração de Abraham Lincoln, por exemplo. Nenhum de nós pode fazer um experimento com ele, colocando-o na Casa Branca, e depois removê-lo para ver o que acontece e, em seguida, substituí-lo novamente. Assim, as verdades históricas estão fora do domínio da ciência.
7. Verdades Arqueológicas
A ciência não pode verificar se as descobertas arqueológicas feitas hoje são, de fato, de, digamos, uma rota comercial entre duas grandes cidades do Oriente Médio. Esta é apenas uma interpretação baseada em suposições feitas sobre uma descoberta particular. As verdades arqueológicas não podem ser testadas pela experimentação e essas experiências não podem ser repetidas. Assim, enquanto alguns podem considerar a arqueologia uma ciência (e muitos não), as verdades arqueológicas não são derivadas do método científico.
8. Verdades Epistemológicas
Verdades epistemológicas são verdades sobre como conhecemos a verdade. A ciência pode provar como sabemos a verdade? Não se alguém assume que pode conhecer a verdade pelo método científico. Em outras palavras, as verdades epistemológicas não podem ser provadas pelo método científico, uma vez que as verdades epistemológicas são assumidas pelo método científico.
9. Verdades Legais
As verdades legais não podem ser provadas pelo método científico. A ciência não pode me dizer se uma lei ou outra seria a melhor lei a ser aprovada. A ciência também não pode me dizer se é melhor uma pessoa ser condenada à prisão perpétua ou à pena de morte. Estes são julgamentos feitos com base em outras suposições.
10. Verdades morais
Embora possa parecer o mesmo que verdades éticas, há uma distinção entre moral e ética. A ética tem a ver com os padrões sociais de certo e errado. A moral, por outro lado, tem a ver com a crença de que algo é bom ou mau. Isso pode ser ilustrado apontando que alguém que segue todos os padrões éticos de sua prática pode não demonstrar qualquer tipo de moral. As verdades morais são inacessíveis pelo método científico e, portanto, não podem ser provadas por elas.
11. Verdades Antropológicas
A antropologia tem a ver com o desenvolvimento dos seres humanos ao longo da história. Estes não podem ser diretamente observados e, portanto, dependem de suposições feitas por ramos fora da ciência. Ou seja, quando você descobre um osso, isso é indicativo de como todos pareciam naquele tempo, ou esse indivíduo tinha uma deformação? Não podemos voltar atrás e observar isso. Assim, suposições além do escopo do método científico devem ser feitas para abordar essa questão.
12. Certeza Absoluta
O método científico não pode estabelecer a verdade absoluta. O método científico é, por definição, um método indutivo. Um método indutivo, por definição, não pode estabelecer certeza absoluta para qualquer coisa que toque. Somente deduções e provas matemáticas podem estabelecer essa certeza.
O método científico é uma ferramenta útil para descobrir a verdade. No entanto, precisamos perceber que, como toda disciplina, tem seus limites. Precisamos reconhecer esses limites e não exagerar a eficácia de qualquer ramo de estudo.
Fonte:
Tradução Walson Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário