terça-feira, 28 de maio de 2019

A fé torna a razão menos racional?

por jbudziszewski
Deus criou a razão humana; deve-se rejeitar a fé Cristã se ela tornar a razão menos racional. Mas e se a fé torna a razão mais racional? Poderia mesmo ser assim? É a alegação da fé Cristã que é assim - que a fé não diminui a razão, mas a expande. A fé leva a razão a sondar mais profundamente e a fazer perguntas mais penetrantes e, com isso, fornece dados adicionais.
Talvez não seja surpreendente que muitos ateus não saibam disso. No entanto, é muito surpreendente que muitos Cristãos não saibam. Eles têm escutado como seus adversários descreverem a fé Cristã, mas não como os santos a descrevem. Eles acham que devem defender uma visão inteiramente não Cristã da fé como algo que diminui a razão.
Não vou dizer que eles não são Cristãos por pensarem assim, mas sua visão é, no sentido mais preciso, contrária à fé, e tende a privá-los dela.
Como Bento XVI argumentou, "não agir de acordo com a razão é contrário à natureza de Deus". E como seu antecessor escreveu, "Fé e razão são como duas asas sobre as quais o espírito humano sobe para a contemplação da verdade, e Deus colocou no coração humano, o desejo de conhecer a verdade - em uma palavra, de conhecer a Si mesmo - para que, conhecendo e amando a Deus, homens e mulheres também cheguem à plenitude da verdade sobre si mesmos ”.
Fonte:
Tradução Walson Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário