Por Roy Ingle
Alguns calvinistas como R. C. Sproul, afirmam que a pessoa deve ser regenerada antes da fé por causa da natureza da depravação total. Uma vez que a humanidade está morta em seus pecados (Efésios 2:1) e incapaz de agradar a Deus em tal estado (Romanos 8:7-8) então, Deus deve regenerar as pessoas a fim de que eles possam vir a fé e serem salvos do pecado (João 3:3; 1 João 5:1). Uma pessoa morta está simplesmente morta e nada pode fazer nada, a não ser que Deus primeiro sopre vida neles por seu Espírito (Tito 3:5-7) e então eles podem vir a fé e serem justificados diante de Deus (Romanos 5:1). Raciocina-se que os eleitos por Deus serão regenerados para crer.
Um grande problema com isso é que esta interpretação está baseada em uma suposição de que a eleição incondicional está combinada com a visão Calvinista da depravação total. Quando Paulo escreve em Efésios 2:1 que estamos mortos em nossos pecados, ele está falando do nosso estado em pecado e sem a vida de Deus. Sem dúvida, o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23) e nós estamos mortos sem o Espírito de Deus vivendo dentro de nós, mas eu não encontro nada no trecho que fala de uma incapacidade de ouvir, ou crer no evangelho. De fato, dois exemplos do Antigo Testamento que demonstram que os incrédulos podem ouvir a voz de Deus antes da regeneração são encontrados nos primeiros capítulos do Gênesis.
Em Gênesis 3, encontramos a queda da humanidade. Se houve um tempo para a Bíblia apresentar a visão Calvinista de que "mortos em nossos pecados" seria aqui. Certamente devemos encontrar Deus tendo primeiro que regenerar Adão e Eva antes que ele pudesse conversar com eles, uma vez que eles estão mortos. Mas o que é que nós encontramos? Nós encontramos Adão ouvindo de Deus em Gênesis 3:9. Adão pecou e agora estava morto espiritualmente (Romanos 5:12) e ele demonstra isso pelas suas ações em Gênesis 3:8, ainda nós encontramos que ele ainda podia ouvir a Deus? Como isso é possível se na verdade ele está morto nos seus pecados e deve ser nascido de novo para vir a fé?
Outro exemplo é encontrado em Gênesis 4. Aqui Caim ouve a voz de Deus mais uma vez como seu pai Adão. Se alguém herdou o pecado original e nasceu morto em seus pecados, esse deve ser Caim. Mas o que é que nós encontramos? Novamente, nós encontramos Caim ouvindo a voz de Deus em Gênesis 4:6. Deus mesmo adverte este pecador morto a voltar de seus pecados em Gênesis 4:7. Como ele poderia fazer isso sem a regeneração? Como ele poderia ouvir a voz de Deus, ou mesmo obedecer a Deus sem Deus primeiro fazer ele nascer de novo?
As duas passagens rumam contrárias à hipótese calvinista que mortos em pecados deve ser igual a mortos completamente [fisicamente morto]. Estar mortos em nossos pecados significa que estamos sem a vida de Deus em nós. Estamos mortos à parte do seu Espírito que habita em nós. É preciso nascer de novo para receber o Espírito de Deus (Gálatas 3:14; 4:6-7). Eu não nego que somos absolutamente incapazes de agradar a Deus em nossa carne, mas isso não significa que o incrédulo não pode ouvir o evangelho e nem rejeitar o evangelho ou receber o evangelho (João 1:11-13). [Nota do Editor: naturalmente, a graça preveniente de Deus é necessária para os incrédulos serem capazes de crer, algo com o qual o autor concorda]. Fé vem pelo ouvir a mensagem de Cristo (Romanos 10:17). Deus salva pecadores que creem (Atos 5:32; 15:9-11 ; 16:30-34 ; 22:16; 26:20; Romanos 3:25-27 ; 4:24-5:1; 1 Coríntios 1:21). Aqueles que creem tornam-se os eleitos de Deus (1 Timóteo 4:10) .
Tradução: Walson Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário