Pra você que até gosta de filosofia mas nunca parou pra estudar a matéria propriamente dita vai aqui uma exposição sucinta sobre as provas apresentadas por Tomás de Aquino a cerca da existência de Deus. Tomás de Aquino é um dos principais filósofos cristãos e desenvolveu este argumento baseado, principalmente nos estudos de Aristóteles.
1. Prova do movimento: de acordo com a lei da inércia, para que algo esteja em movimento é necessário que alguém o coloque em movimento. O universo está em movimento, seria necessario alguem que o colocasse em movimento, logo Deus é o agente que colocou o universo em movimento.
2. Prova da causa: a lei da causalidade afirma que nada pode ser a causa de si mesmo. Precisa existir uma causa primeira, que se chama Deus.
3. Prova do necessário: existem coisas necessárias e desnecessárias, no entanto nem tudo pode ser desnecessário, senão, nada existiria necessariamente. Sendo assim precisa existir um ser que existe necessariamente, ou seja, Deus não apenas existe, ele é necessário.
4. Prova dos graus de perfeição: se existe uma forma de medir a perfeição das coisas, logo existe algo que é mais perfeito que tudo, que serve como referencial, esse ser é Deus.
5. Prova da ordem na natureza: tudo na natureza demonstra se mover em favor de uma finalidade. Mesmo as coisas que não possuem inteligência são guiadas por coisas inteligentes em favor de um fim. Percebe-se, portanto a necessidade de um ser absolutamente inteligente que dê uma finalidade a tudo, esse ser é Deus.
Por Sandro Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário