O testemunho unânime sobre o significado de το τέλειο neste contexto pelos primeiros Pais da Igreja que estavam envolvidos numa controvérsia cessacionista sobre os Montanistas que, como os Coríntios, afirmavam a perfeição espiritual atestada pelo dom da profecia. Esses Pais também reagiram contra uma alegada declaração cessacionista de uma profetiza Montanistas, Maximila. Eles a citam dizendo: "Depois de mim não haverá mais profecia, mas o fim (συντέλειας)," uma provável referência ao uso da palavra por parte de Jesus em MT 28.20.
Muitos pais primitivos argumentaram contra o Cessacionismo apelando para 1Corintios 13.10 para refutar esse dito ou essas reinvidicações Montanistas à perfeição espiritual.
Eusébio registra que Miltiades cita 1Co 13.10 contra Maximila e conclui: "É necessário que o carisma profético esteja em toda a Igreja até a vinda final." Contra a existência "perfeita", atualmente realizada e reinvindicada pelos Montanistas, os Pais empregaram 1Co 13.8-12, especialmente o v.10, para mostrar que o "perfeito" (τό τέλειον) era ainda futuro quando da vinda de Cristo.
Um estudo exaustivo de Gary Shogren definiu o uso de τέλειον em 1Co 13.10 como aparece nos primeiros Pais da Igreja e descobriu que eles eram unânimes em sua compreensão dessa frase como referindo-se ao fim da era presente na segunda vinda de Cristo. Onde eles discutiram a cessação dos dons espirituais nesta passagem, foram unânimes na opinião de que os dons espirituais continuariam até a vinda de Cristo no final desta era.
(Sobre a Cessação dos Charismata. Jon Ruthven)
Por Rafael Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário