domingo, 19 de maio de 2019

Série: pequenos resumos de grandes livros

DEUS É UM MONTRO MORAL? Entendendo Deus no contexto do antigo testamento.
(Paul copan. Ed. Sal cultural. 2016)

Capítulo II
Os Novos Ateus e o Deus do Antigo Testamento

Na tentativa de invalidar completamente o texto bíblico e erradicar a religião e a fé os novos ateus atacam com frequência o texto do antigo testamento. Acusam Deus de ser imoral, racista, genocida, vingativo, etc. Entre as passagens que mais gostam de citar estão a de Ló, bêbado, seduzido por suas filhas, Abraão mentindo sobre sua esposa, Jefté fazendo uma promessa e sacrificando sua filha, Davi seduzindo bete-seba e mandando matar seu marido, etc. Buscam textos de difícil interpretação e fazem uma análise superficial isolando os fatos sem considerar o contexto, a cultura nem ta o pouco a mensagem que está sendo passada.
As acusações mais comuns são: o genocídio dos cananeus, a escravidão, a inferioridade das mulheres em relação aos homens, as leis severas em Israel, Isaque quase ter sido sacrificado por seu pai, além de afirmarem que no antigo testamento Deus se mostra irrelevante para a moralidade.
Todas essas perguntas podem ser respondidas satisfatoriamente a luz da bíblia, nos próximos capítulos cada um desses temas será abordado mostrando os argumentos que refutam os novos ateus.
Obs.: essa série tem por objetivo apresentar livros reconhecidos como principais fontes de estudo na apologética, procure o livro na livraria mais próxima e bons estudos.
Por Sandro Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário