DEUS É UM MONTRO MORAL? Entendendo Deus no contexto do antigo testamento.
(Paul copan. Ed. Sal cultural. 2016)
Capítulo III
Grande apetite por adoração e sacrifícios?
Os novos ateus fazem uma crítica mostrando que o Deus do Antigo Testamento tem um grande prazer por adoração e por sacrifícios. Afirmam que Deus é arrogante mostrando com frequência que ele engrandece seu nome (2 Sm 7.23). A resposta para essa questão é clara, humildade não significa omitir nossas qualidades, uma pessoa humilde é aquela que conhece suas qualidades e defeitos enquanto que o arrogante tem uma visao exagerada de si mesmo. Sendo assim Deus não mostra arrogância e sim humildade, uma vez que ele apresenta uma visão realista de si mesmo.
Quando Deus nos fez sua imagem ele não estava sendo narcisista copiando réplicas de si próprio, pelo contrário ele nos manifestou sua graça sendo capazes de conhecê-lo. O ser humano é um ser religioso, mesmo sendo material anseia por conhecer o espiritual e reverenciar um ser espiritual todo poderoso superior.
Os novos ateus afirmam que Deus não existe, o que existe são apenas processos biológicos, e que a religião precisa ser desmistificado, porém se Deus não existe porque o ser humano é um ser religioso? Se Deus fez o homem sua imagem então quando processos biológicos acontecem podemos entender que Deus está agindo por meio da natureza para se comunicar com o ser humano, e dessa forma o ser humano encontrar o sobrenatural.
O Deus do Antigo Testamento mostra sua humildade habitando com o abatido de espírito (Is 57.15), no novo testamento ele se mostra como um Deus trino, que tomou a forma humana e que morreu em nosso lugar. Foi humilhado pelos nossos pecados, e no momento de maior humilhação foi exaltado sobre todos.
Através da Cruz Cristo provou que Deus é humilde e que exalta o humilhado.
Obs.: essa série tem por objetivo apresentar livros reconhecidos como principais fontes de estudo na apologética, procure o livro na livraria mais próxima e bons estudos.
Por Sandro Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário