Conhecimento prévio e livre arbítrio
Deus sabe o futuro não porque tenha predestinado e determinado tudo que há de acontecer, mas por ser infinito. Todo o tempo está presente diante de Deus. Ele tudo vê no mesmo momento e, portanto, conhece todos os eventos futuros, antes mesmo de acontecerem.
William Lane Craig explica:
Acho que uma melhor resposta a esse problema é […] dizer que o conhecimento prévio não é o mesmo que a predestinação. Acho mais adequado dizer que Deus conhece de antemão as escolhas que as pessoas livremente farão e que o livre arbítrio das pessoas determina o conhecimento prévio que Deus tem delas, não o inverso. O conhecimento prévio não determina as decisões livremente tomadas, mas estas determinam o conhecimento prévio.
Uma maneira de pensar nisso é que o conhecimento prévio de Deus seria como um barômetro infalível. Assim, suas indicações nos permitem saber com exatidão como será o clima. Não é o barômetro que determina o clima, mas o clima que determina o que indica o barômetro. O conhecimento prévio de Deus é como um barômetro infalível do futuro. Permite saber como será o futuro, mas não o restringe. O futuro pode acontecer de qualquer forma que seus livres agentes queiram que aconteçam, mas não pode escapar desse barômetro infalível, que é o conhecimento prévio de Deus, monitorando todos os movimentos futuros.[10]
O fato de Deus saber que escolhas as pessoas farão não significa que Ele esteja causando as escolhas. Ele simplesmente sabe de antemão o que as pessoas escolherão. Como Deus conhece o futuro, sabe que escolhas você fará, mas isso não exerce nenhuma influência nas suas decisões. Os humanos têm livre arbítrio. Suas ações não são predeterminadas nem predestinadas.[11]
Deus tem capacidades intelectuais ilimitadas —são maiores que todas as coisas criadas, inclusive o espaço, o tempo, as coisas e as pessoas. Ele sabe todas as coisas reais e todas as possíveis. Conhece os pensamentos e intentos assim como todos os atos praticados. Ele sabe tudo.
Livro: O Único Deus Sábio
Via Walson Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário