sexta-feira, 10 de maio de 2019

Tem uma coisa que me incomoda em R. C. Sproul, é o seu constante uso da palavra "permitir".

Compare essa citação de Sproul com a de Calvino logo abaixo:
"Nós sabemos que Deus é soberano porque sabemos que Deus é Deus. Portanto, DEVEMOS CONCLUIR QUE DEUS PREORDENOU O PECADO. O que mais podemos concluir? Podemos concluir que a decisão de Deus de PERMITIR que o pecado entrasse no mundo foi uma boa decisão. Isto não quer dizer que nosso pecado seja uma boa coisa, mas meramente que a PERMISSÃO de Deus para que pequemos, o que é mau, é uma boa coisa. Que Deus permitiu o mal é bom, mas o mal que ele permite ainda é mau. O ENVOLVIMENTO DE DEUS EM TUDO É PERFEITAMENTE JUSTO. Nosso envolvimento nisso é mau. O fato de ter Deus decidido permitir que pecássemos não nos absolve de nossa responsabilidade pelo pecado" (Eleitos de Deus, p. 22).
Já Calvino fala sobre o uso da palavra "permissão":
"Aqui recorre-se à distinção de VONTADE e PERMISSÃO, segundo A QUAL QUEREM MANTER QUE OS ÍMPIOS PERECEM PELA MERA PERMISSÃO DIVINA, NÃO PORQUE DEUS ASSIM O QUEIRA. Mas, POR QUE DIREMOS QUE O PERMITE, SENÃO PORQUE ASSIM O QUER? Pois NÃO É PROVÁVEL QUE O HOMEM TENHA BUSCADO SUA PERDIÇÃO PELA MERA PERMISSÃO DE DEUS, E NÃO POR SUA ORDENAÇÃO. Como se realmente Deus não haja estabelecido em qual condição quisesse estar a principal de suas criaturas. Portanto, não hesitarei, com Agostinho, em simplesmente confessar que “a vontade de Deus é a necessidade das coisas”, e que haverá necessariamente de ocorrer aquilo que ele quis, da mesma forma que aquelas coisas que previu verdadeiramente haverão de vir à existência" (Institutas, versão clássica, Vol III, p. 417).
Eu acho que Calvino zombava de seus patrícios em sua época que defendiam as mesmas coisas que Sproul defendia. Cheung também faz a mesma zombaria hoje. Qual a principal acusação entre eles? Inconsistência.
Agora veja o que Deus fala sobre o ímpio:
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? Ezequiel 18:23
Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Ezequiel 18:32
O que vc me diz sobre isso?
By Walson Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário