Apologética é um termo que deriva de apologia e significa defesa verbal, a apologética cristã é a teologia que busca defender a fé por meio da razão. No entanto ciência é a sistematização de ideias por meio de observação, pesquisa e explicação de fatos formulados de acordo com a razão.
Percebe o que a ciência e a apologética tem em comum?
Parecem estar muito distantes uma da outra, isso porque a apologética busca defender a fé, a Bíblia, a existência de Deus, a veracidade dos milagres, etc. A ciência por sua vez busca defender o lógico, o provável, o observável. Dessa forma entende-se que o que pode ser provado pertence a ciência e o que só existe pela fé cabe a apologética.
Mas observe na definição dada no início do artigo, ambas se valem da razão pra funcionar. A verdadeira apologética assim como a verdadeira ciência precisa estar de acordo com o racional, o lógico, caso contrário não seria possível construir um argumento válido.
Existem muitas teorias científicas que servem de argumento para a apologética, na verdade muitos dos maiores cientistas da história foram cristãos, bacon, Copérnico, Kepler, Galileu, Descartes, Pascal, Newton, Lavoisier, Dalton, Mendel, Hertz, Joule, Pasteur, etc.
Ou seja, quando algum ateu vier lhe incomodar com teorias científicas pergunte a ele o que ele acha da gravidade, do átomo, do rádio, dos microrganismos, da astronomia, da genética etc. Depois lembre a ele que todo esse conhecimento só existe por causa dos cientistas cristãos que fizeram história. Além disso fazendo uma revisão de todos os prêmios Nobel de 1901 a 2000 teremos 65,4% dos prêmios entregues a cristãos, incluindo 72,5% em química, 65,3% em física e 62% em medicina.
A apologética se utiliza da ciência o tempo todo pra construir argumentos baseados em fatos comprovados. Embora que nossa fé não depende da ciência, nem tão pouco da apologética, nossa fé está fundamentada na palavra de Deus, porém precisamos ter bons argumentos para defender nossa fé, porque assim como disse o apóstolo Paulo fomos "postos em defesa do evangelho" (Fp 1.17b)
_Por Sandro Nascimento_
Nenhum comentário:
Postar um comentário