quarta-feira, 26 de junho de 2019

A NOVA ERA (NEW AGE) E SUAS RAÍZES

Há anos atrás tomei a iniciativa de estudar um movimento cujo tema estava em alta, a saber a “Nova Era”. Na verdade, eu não fazia ideia da profundidade desse movimento que começou a se espalhar como um câncer agressivo por todas as vias e meios de comunicação. Os veículos de comunicação de alcance em massa como o rádio, a TV e jornais, abraçaram esse movimento e se tornaram seus grandes aliados. Nos dias atuais esse movimento aparentemente parece não está em alta como um dos temas mais preocupantes, entretanto vale salientar que seus ensinos e filosofias ocas e opacas são sutilmente divulgados pela WWW (World Wide Web), ou seja, pela rede de alcance mundial, a internet.

Comecei a ler dezenas de livros, revistas, matérias publicadas e artigos sobre o assunto. Saí em busca de todas as informações que me traziam novidades sobre esse assunto, pois na verdade eu queria saber o conceito de “Nova Era” e suas respectivas Raízes. Com toda humildade aviso que não sou uma autoridade, um mestre ou um especialista neste assunto, sou apenas um simples pesquisador que como qualquer outro gosta de pesquisar.

Mas a final de contas o que é a Nova Era? Como já falei, possuo dezenas de livros que falam sobre esse assunto, entre eles a coleção mais famosa da Teosofia. Mais um simples livro do autor Wanderley Xavier traz um conceito resumido, simples e bem explicado do que vem a ser esse movimento, vejamos:

A Nova Era é um movimento religioso sincretista inspirado em conceitos panteístas, evolucionistas e humanistas, postulados pelo hinduísmo, budismo, taoísmo, gnosticismo e por dezenas de outros grupos esotéricos; as suas questões abrangem a sociologia, teologia, ciências físicas, medicina, ufologia, parapsicologia e psicologia. Como os seus adeptos a definem: É o começo de um despertamento espiritual para toda a terra. É uma era que destaca o autoconhecimento, o autodescobrimento, o crescimento espiritual e a iluminação. Será uma época em que ultrapassaremos limites. É uma mudança global e individual na percepção, a qual promoverá uma mudança nos pensamentos e nas ações para uma maneira de ser mais cooperativa, em lugar da nossa atual maneira de viver individualista e competitiva. (XAVIER, 2000, p.14).

Recentemente perguntei a um professor de teologia com Especialização em Seitas e Heresias se o movimento “Nova Era” e a “Teosofia” poderiam ser considerados como uma religião? Ele me respondeu que não. A resposta dele serviu para aumentar a minha segurança, pois sua resposta se coadunava com o que já havia pesquisado e estudado.

Apesar do movimento Nova Era não poder ser considerado uma religião, observo que a Nova Era se apresenta como religiosa, não só simplesmente religiosa, mas também como um grande movimento esotérico com influência e extensão mundial. Dentre tantas informações que pesquisei sobre esse movimento, não consegui descobrir a data inicial, ou seja, a data em que esse movimento se iniciou. A maioria dos livros que li diziam praticamente a mesma coisa: O movimento “Nova Era” não tem precisamente uma data de fundação e nem definitivamente um fundador”.

A pesar de suas raízes apontarem para uma determinada mentora, cujo seu nome será citado logo mais adiante, não se sabe muito acerca da data do início desse movimento. André (1992, p. 29), “O movimento não tem data de fundação nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinado ou que lhe trace as diretrizes, embora ele esteja indo exatamente para onde deseja”.

Muitos artigos de diversos autores insistem em afirmar que não existe nenhum tipo de liderança nesse movimento, será mesmo? Na verdade, nos enganamos ao pensarmos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança, sabemos que existe uma liderança espiritual por traz de todo esse movimento. Sem sombra de dúvida o líder espiritual desse movimento é Satanás. Ele é o líder e fundador espiritual dessa organização.

Geralmente quando se fala da Nova Era, as pessoas têm a ideia de que a Nova Era é algo do tipo “novo”, mas a grande verdade é que a Nova Era não tem nada de nova. A Nova Era é uma mistura de doutrinas antigas, pertencentes a várias religiões orientais. É um movimento satânico que vem se disfarçando ao longo dos anos com novas roupagens, dando brilho e nitidez às práticas do ocultismo observadas a milênios antes de Cristo, conseguindo atrair milhares de adeptos em todo mundo.

A própria atriz Shirley MacLaine, que já foi e ainda é considerada por muitos como a mulher da “Nova Era”, afirma que a Nova Era é antiga; MacLaine (1989, p. 121), "Em primeiro Lugar, não há nada de novo na Nova Era. Como já se registrou corretamente É uma compilação de muitos pontos de vista espirituais antigos, relacionados com a crença, natureza da realidade, a prática de viver, ritual e verdade, tudo se originando em geral de culturas que não as do ocidente”.

A Nova Era é sem dúvida alguma, uma das peças finais no plano de Satanás. Pois ela se constitui uma das últimas ações do diabo e seus demônios, que lutam com todas as suas armas, seduzindo e enganando os seres humanos destinando-os ao inferno juntamente com eles.

Para muitos autores e especialista no assunto da Nova Era, as raízes desse movimento começaram a se expandir em New York, em 1875, quando a russa Helena Petrovna Blavatsky, fundou a Sociedade Teosófica. Depois de ter viajado pelo oriente e estudado o hinduísmo e o budismo, ela fundou um movimento de extensão mundial. Ela afirmou ter recebido revelações de mestres cósmicos, que segundo a mesma controlam a vida dos seres humanos. Na sua visão esses mestres estão interessados em levar os seres humanos a um estado de evolução cósmica, ou seja: “O homem veio da ameba, mas está destinado a ser deus”. Em outras palavras o homem vai progredindo de geração a geração até atingir o estado da perfeição.

A sociedade Teosófica foi fundada depois de quase vinte anos de estudo místico e peregrinações de Helena Blavatsky pelo Egito e pela índia, onde fica atualmente a sede do movimento, o qual tem ramificações por mais de cinquenta países. Logo no começo, essa organização esteve trabalhando clandestinamente por muitos anos, e só em 1875 com fundação da Teosofia, as suas doutrinas começaram a ser divulgadas publicamente, já que segundo eles o mundo estava preparado para receber e entender o movimento. Diz Costa (1996, p. 21), “A TEOSOFIA é uma forma sincrética de religião, ciência e filosofia, com base no Budismo, Hinduísmo e Espiritualismo. Adota um conceito panteísta de Deus e a perfectibilidade do homem através de uma série de reencarnações”.

Helena Blavatsky com suas vãs filosofias ocas e opacas, usurpou e deturpou muitas doutrinas bíblicas, foi autora de vários livros esotéricos e fundadora também de um periódico intitulado "Lúcifer". Helena acabou sua vida sozinha, solitária, doente e sucumbida pelas trevas, morreu em Londres, em 1891. Segundo fontes de pesquisas, após a morte de Helena, a liderança da sociedade Teosófica foi assumida pela inglesa Annie Wood Besante (1847-1933). Em 1911 Annie fundou uma organização chamada “Ordem da estrela do Oriente” dedicando-a ao reaparecimento de Cristo. Annie, acreditava que o espírito de Buda, Maitreya encarnaria em seu amigo e filho na fé, chamado Krishnamurti, e o mesmo seria o novo Cristo.

A grande verdade é que muitos dos seus planos não deram certo, ela não teve tanto sucesso como esperava. Annie foi autora de vários livros esotéricos entre eles: Encarnações divinas, O cristianismo Esotérico, Os Avatares, Os Mestres e os Karma.

Após Annie, entra em cena Alice Ann Bailey, uma Inglesa que nasceu em 1880, e depois emigrou para os Estados Unidos, onde estabeleceu o verdadeiro alicerce para o movimento Nova Era, onde também faleceu em 1949. Ela foi médium, astróloga, escritora, estudiosa do ocultismo e terceira presidente da Sociedade Teosófica fundada por Helena. Escreveu muitos livros como “Doutrinas Secretas” da Nova Era. Como médium espírita, ela alegava que recebia mensagens de um chamado mestre da sabedoria, o tibetano Djawal Khul. Essas mensagens que este demônio lhe transmitia foram publicadas em muitos dos seus livros, com esses livros constituíram o plano que até hoje para o movimento Nova Era, é determinado e obrigatório. Alice fundou a companhia de publicações Lúcifer, cujo nome depois foi mudado para Lucis Trus (confiança em Lúcifer).

Depois de Alice muitos estudiosos da física, fisiologia, letras, fenômenos paranormais, ocultismo e outras ciências deram decisivas contribuições para a constituição definitiva do corpo de doutrinas da Nova Era, sendo considerados seus principais mentores. Muitos foram os personagens usados por Satanás na disseminação dos conceitos da Nova Era. Eis aqui alguns nomes dos estudiosos e pesquisadores do movimento, que com certeza foram os mais importantes: Helena Petrovna Blavatsky, Annie Wood Besante, Alice Ann Bailey, Rudolf Steiner, Fritjof Capra, Marilin Ferguson, e Carlos Castaneda. Hoje o movimento conta com um grande número de adeptos entre atores, escritores, políticos, artistas, empresários, religiosos, profissionais liberais e personagens de renome internacional.

Extraído do trabalho da Disciplina Religiões e Seitas I, 1º Ano B) – ESTEADEB/PE
(GOMES, 2017, pp. 10-11)
Por Nivaldo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário