Aqui estão alguns dos muitos versículos (com palavras-chave e frases em itálico) que declaram que Deus (exatamente como seria de se esperar Daquele que é o amor, o Pai das misericórdias) ama a todos com amor infinito e deseja que todos sejam salvos. Ele não quer que pessoa alguma pereça e fez com que a morte de Cristo fosse propiciatória pelos pecados de toda a humanidade, se ela somente quiser crer Nele:
• Todos nós, como ovelhas, nos desviamos; viramos cada um para o seu próprio caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. (Isaías 53:6) [Certamente o “todos” os que se extraviaram são os mesmos “todos” (ou seja, todo o Israel e toda a humanidade), cuja iniquidade foi colocada em Cristo.]
• Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29) [Assim como os sacrifícios do Antigo Testamento foram oferecidos por todo o Israel, e não por um grupo seleto de israelitas, assim o seu cumprimento no sacrifício de Cristo como o Cordeiro de Deus foi oferecido por todo o mundo da humanidade e não para um número limitado de “eleitos”.]
• E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo, que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que Nele crê não pereça [...]. Porque Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condenar o mundo: mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê Nele não é condenado [...]. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; e aquele que não crê no Filho não verá a vida [...]. (João 3:14-18,36) [A cura através serpente de bronze levantada, que foi dita por Cristo como retratando Ele sendo erguido na cruz, foi por todos os que olharam com fé.] Lembrai-vos da lei de Moisés [...] que Eu ordenei [...] para todo o Israel [...]. (Malaquias 4:4) [A lei, com seus sacrifícios que acompanham, foi por todo o Israel — e o cumprimento em Cristo é para toda a humanidade.]
• Se alguém tem sede, venha a Mim e beba [...]. (João 7:37)
• Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1:16)
• Cristo morreu pelos ímpios. (Romanos 5:6) [Todos são ímpios, não só os eleitos.]
• Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé [...] pudesse ser dada aos que creem. (Gálatas 3:22)
• Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)
• Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. (1 Timóteo 1:15) [Certamente os eleitos não são os únicos pecadores.]
• Que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:4)
• Que deu a Si mesmo em resgate por todos [...]. (1 Timóteo 2:6)
• Nós confiamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem. (1 Timóteo 4:10)
• Que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Hebreus 2:9) O Senhor [...] não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (2 Pedro 3:9)
• Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça [...]. E se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos; mas também pelos pecados de todo o mundo. (1 João 1 ;9—2:2)
• O Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. (1 João 4:14)
Tirar essas muitas (e muitas outras semelhantes) declarações claras de que a salvação é para todos, para o mundo, para todo aquele que crê, por todo o Israel, para qualquer homem, para cada um que crê, etc., e se atrever a dizer que só um grupo eleito está em mente é mudar deliberadamente a Palavra de Deus!
Somente os eleitos se perdem como a ovelha perdida? Apenas os eleitos têm sede? Apenas os eleitos são ímpios e pecadores? Apenas os eleitos estão “debaixo do pecado”? Obviamente que não. Tão certo como todos os homens são pecadores e têm, como todos os de Israel, se desviando como ovelhas perdidas, assim, certamente, foram os pecados de todos os homens colocados sobre Cristo e a salvação está disponível para todos através da fé Nele.
Esses versos, e muitos outros como eles, afirmam claramente em linguagem inequívoca que Cristo foi enviado para ser “o Salvador do mundo”, que Sua morte foi “um resgate por todos” e que Ele é, portanto, “o Salvador de todos os homens”, mas, especialmente de quem crerá.
(HUNT, 2015, pp. 431-433)
Por Nivaldo Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário