domingo, 9 de junho de 2019

O Deus que ordena o mal e o pecado

John Piper escreveu no livro "Spetacular Sins: And Their Global Purpose in the Glory of Christ" (Wheaton: Crossway, 2008), [Pecados Espetaculares: e seus propósitos globais para a glória de Cristo], p. 54 e 56:
"Este livro é para mostrar também que tudo o que existe-incluindo o mal - é ordenado por um Deus infinitamente santo e todo sábio que faz a glória de Cristo brilhar mais. (...) então quando eu digo que tudo que existe - incluindo o mal - é ordenado por um Deus infinitamente santo e extremamente sábio para fazer a glória de Cristo brilhar mais, eu quero dizer que de uma forma ou de outra Deus vê que todas as coisas servem para glorificar seu filho. Se Ele causa ou permite, Ele faz com um propósito".
No fim Piper conclui que:
"embora as pessoas possam não entender, Deus ordena o mal, mas ao mesmo tempo não é culpado pelo mal".
Entretanto o que dizer de um sequestrador e estuprador de uma criança? A glória de Cristo poderia brilhar mais com este ato? Será que Deus ama mais a glória de Cristo do que uma criança a ponto de ordenar que ela seja estuprada para a glória de Cristo brilhar mais?
Não é que a glória do Senhor não seja importante, porque é (I Co 10.31), mas dizer que Deus ordena o mal moral a fim de magnificar a glória de Cristo parece confundir a diferença entre o bem e o mal. Deus ordenar o estupro de uma criança com o propósito de fazer a glória de Cristo brilhar mais. A Bíblia diz que uma vida santa glorifica a Deus (I Co 6.20), como o mal moral poderia glorificar a Deus? Como conciliar que o que Deus ordenou e proibiu, ambos podem glorificar a Deus?
Sem mencionar que afirmar que o pecado pode fazer a glória de Deus "brilhar mais" é dizer que existe uma glória que Deus ainda não tem. Na verdade é diminuir a glória de Deus.

By Walson Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário