domingo, 2 de junho de 2019

Onde esteve Jesus dos doze aos trinta anos de idade?

Segundo os mentores do Movimento Nova Era ou “Nova Consciência”, dos doze aos trinta anos de idade, Jesus esteve peregrinado pelo oriente, especialmente pela Índia e pelo Tibete. Eles ensinam que durante este intervalo de tempo, o Senhor Jesus teria abraçado o Budismo e o Hinduísmo, fazendo uma imersão nas doutrinas esotéricas de tais religiões. Os “nova erenses” ensinam que todo profeta ou guru, por maior que seja, tem que ter sido iniciado, e por isso alegam que a iniciação de Jesus se deu basicamente na região do Himalaia e na Índia. Também afirmam que Jesus viveu no Paquistão e Nepal onde aprendeu e praticou os ensinamentos ocultistas.
Essa fraca teoria dos “nova erenses” se apoia em manuscritos tibetanos encontrados no ano de 1887 por um jornalista russo chamado Nicolai (ou Nicolas) Notovitch, que aos 29 anos teria conhecido o mosteiro budista de Hemis, em Ladakh, no norte da Índia. Segundo Notovitch os manuscritos tibetanos revelavam a existência de um misterioso profeta chamado “Santo Issa” e que os dados de sua vida eram semelhantes aos dados correspondentes da vida de Jesus de Nazaré. Segundo ele os manuscritos narravam que um adolescente israelense com o nome de “Issa” teria fugido da sua casa em Israel e teria chegado aquela região, trazido por mercadores, com o objetivo de se preparar espiritualmente. Afirmam que o “Issa”, suposto “Jesus” da Nova Era foi discipulado em monastérios budistas e hindus. O Evangelho de Jesus, “O Cristo para a Era de Aquário” supõe que “Issa” foi um aluno no templo de Jagannath, na Índia, onde estudou os Vedas e as leis mãnicas, em um templo de mestres, em Lhasa, capital do Tibete.
Em seus ensinos, alegam que ele regressou aos 30 anos de idade para Israel onde colocou em prática tudo que aprendeu no Oriente. No que se diz respeito a crucificação de Jesus, acreditam que o Jesus “Issa” foi crucificado, entretanto não morreu na cruz. Seus discípulos ter-lhe-iam dado uma bebida narcótica produzida por um tipo de erva que teria feito com que Jesus parecesse morto. Depois de sobreviver à crucificação, esse Jesus teria voltado a viver na Índia, onde morreu e foi sepultado aos 81 anos.
Sem sombra de dúvida, esse tal de Jesus “Issa” nunca foi e jamais poderá ter sido o nosso amado e Senhor Jesus Cristo!
Fazendo uma análise minuciosa e cuidadosa acerca desses ensinamentos errôneos e inundáveis à luz das Sagradas Escrituras, descobrirmos que essas afirmações não possuem nenhum cunho de verdade, são todas falsas, pois:
1. Jesus nunca aprendeu com Lamas, monges ou gurus hindus ou budistas e nunca estudou no Oriente nem jamais abraçou o Budismo ou Hinduísmo, como também nunca ensinou práticas orientais. Ele ensinou o verdadeiro Evangelho. “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino...” (Mt 4.23)
2. Analisando minuciosamente as Sagrada Escrituras, vemos que Jesus passou toda a sua mocidade em Israel, residindo em Nazaré da Galileia. (Lc 2.39-52).
3. Jesus foi criado em Nazaré e era do seu costume frequentar a sinagoga de Nazaré. “Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou, num dia de sábado, na Sinagoga, segundo o seu costume”... (Lc 4 16-22). O texto é claro ao dizer que Jesus foi criado em Nazaré.
4. Todos em Nazaré conheciam bem a Jesus e a sua família. “E partindo dali, chegou à sua terra, e os seus discípulos o seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão conosco suas irmãs?... (Mc 6.1-6)
5. Jesus nunca falou em nome de algum “guru” ou “sábio” oriental que tenha sido seu professor, mas sempre falou que sua mensagem era oriunda do Deus Pai (Jo12.48-50).
Vejamos outro texto:
“Quem não me ama não obedece às minhas palavras; e a Palavra que vós estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou”. (Jo 14.24)
6. Com relação a sua morte a Bíblia nos mostra que:
• Ele morreu na cruz (Mc 15.25-37). “Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.8)
• Ao terceiro dia Ele ressuscitou (Mc 16.6). Após ressuscitar Ele não foi para a Índia, mas subiu ao céu e está à direita de Deus. “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus” (Mc 16.19).
Vejamos outros textos:
“Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés” (Sl 110.1).
Conclusão, se existiu algum “Issa” ele jamais foi o nosso “JESUS”! “Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome”. (Fp 2.9)
Pois seu nome é: “... Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6)
Fonte de Pesquisa: Livro “Os anos Obscuros da Mocidade de Jesus” (Dr. S.F.M. Costa).
By Roberto Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário