Há uma característica crescente no pensamento não-cristão chamada racionalismo humanista. Daí, surge uma necessidade para o cristão nesse campo cada vez mais antagônico aos princípios da Palavra de Deus : Esforçar-se a compreender o que rege essa força motriz do pensamento contemporâneo. Se assim não for, os cristãos serão morosos em conflitar de forma eficaz o pensamento moderno a luz das Escrituras Sagradas. Para tanto, é importante diferenciar o termo racionalismo humanista da racionalidade da razão, como esclarece o apologista Francis Schaeffer:
" O humanismo, no seu sentido mais amplo, mais inclusivo, é o sistema pelo qual homens e mulheres, partindo absolutamente de si mesmos, procuram racionalmente construir, tendo exclusivamente o homem como ponto de integração, para encontrar todo o conhecimento, significado e valor. Por outro lado, é preciso esclarecer ainda que a palavra " racionalismo", que quer dizer o mesmo que humanismo, no seu sentido mais amplo, não pode ser confundida com a palavra " racional".
Racionalismo significa que as coisas que nos rodeiam não são contrárias a razão. Ou em outras palavras, a busca do homem pela racionalidade é inteiramente válida. Desde modo, a posição judaico- cristã pode ser considerada racional, embora seja precisamente a antítese do racionalismo ( humanista). Pois o racionalismo humanista representante a unidade do pensamento não- cristão." ( SCHAEFFER, 2002,p.27).
A medida que o tempo passa, percebe- se a construção de um pensamento monolítico humanista, que se caracteriza pela falta de referenciais absolutos e antíteses, resultando numa sociedade relativista.
Portanto, para a eficaz comunicação e defesa do Evangelho ,urge a necessidade de compreender a construção da realidade criada em seus vários campos de pensamento.
Quando o apóstolo Paulo orientou os cristãos a " manter- se incontaminados deste mundo, ele não se referia a algum tipo de abstração, mas sim, no sentindo de preservar a si mesmo do seu sistema oponente a verdade da Palavra, e também confronta- lo em cada momento histórico vivenciado. Somente assim, o cristão será um soldado vivo, atuando de forma mais eficaz pela racionalidade da causa do Senhor Jesus.
Fabiana Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário