domingo, 2 de junho de 2019

Terminologia de hoje: Concordismo

Refere-se à posição que o ensino da Bíblia sobre o mundo natural, adequadamente interpretado, vai concordar com o ensino da ciência (quando entende adequadamente os dados), e pode de fato suplementar a ciência. O concordista não apenas acredita que a natureza e a Escritura se harmonizarão, mas também vê referências específicas na Bíblia às atuais compreensões científicas do universo.
Como o concordista considera as Escrituras como inteiramente verdadeiras, não pode haver qualquer contradição última entre a Escritura corretamente interpretada e a natureza corretamente interpretada. Tanto na Escritura como na natureza, é claro, existe o potencial de erro na interpretação. O Concordismo, no entanto, assume que as correlações podem ser feitas, acreditando em um grau de precisão de interpretação (embora não infalibilidade) na ciência atual e em mostrar como as Escrituras apóiam conclusões científicas claras.
Paul Copan, Tremper Longman III, Christopher L. Reese e Michael G. Strauss, eds. Dictionary of Christianity and Science (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2017).
By Walson Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário