Os anjos são seres criados por Deus, ou seja, tiveram um início e assim não são auto-existentes, mas estão inseridos na citação de Paulo ao dizer: "Porque nele(Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele (Col 1:16)".Nesta classe de seres invisíveis estão os anjos.
Os anjos, conforme Hebreus 1:14 são espíritos ou seres espirituais, dessa forma, não possuem corpos compostos de matéria. Assim sendo não é possível aos homens contempla-los de modo natural, exceto quando o Senhor lhes abra os olhos, como no episódio com Balaão (Nm 22:31) e outras aparições visíveis, conforme os relatos Bíblicos.
Possui algumas atribuições voltadas para o ser humano, como o de protegê-lo: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Sl 34:7)" e levar uma mensagem de Deus se necessário (Dn 9).
Os anjos revelam a grandeza do amor e dos desígnios de Deus para o homem, além de glorificarem diretamente a Deus.
Mas e no decurso da história humana, qual a sua atuação entre os homens de forma singular?
No inicio da igreja primitiva, vemos sua ação na vida dos discípulos, os orientando no tocante a expansão do evangelho. Um anjo orientou a Filipe para se dirigir ao sul, culminando no encontro com o Eunuco: "E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho de Jerusalém que desce para Gaza que está deserto (At 8:26)". Ainda em Atos vemos seu agir na vida de Cornélio, o instruindo a enviar mensageiros até Pedro, resultando na conversão da família do gentio (At 10).
De forma milagrosa, vemos um anjo libertando Pedro do cárcere, horas antes de sua morte (At 12:6-11).
Prestes a naufragar, Paulo recebeu a visita de um anjo, revelando que não seria esse acidente sua morte e que ele estaria frente a frente com César: "Porque esta mesma noite, o anjo de Deus de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quanto navegam contigo" (At 27: 23,24).
Tendo como prerrogativa a imutabilidade de Deus, podemos afirmar que ainda hoje a ação dos anjos é atuante, tal qual foi no período da igreja primitiva. Talvez com menos aparições físicas, por conta da falta de fé por parte dos fiéis de hoje, não por haver Deus mudado.
Mas tais aparições ainda podem ocorrer em nossos dias, de forma perceptível ou não, por esse motivo o autor aos Hebreus orienta os cristãos, no tocante à hospitalidade: "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos" (Hb 13:2).
Não há, portanto, nenhum argumento para que possamos extinguir qualquer possibilidade de aparições de anjos em nosso meio, embora tenhamos as Escrituras, eles jamais irão acrescentar nada à mesma, como crêem alguns grupos heterodoxos, mas podem trazer mensagens de Deus, que sempre estarão em conformidade com sua palavra. Pois acerca dessa temática, Paulo orientou os cristãos da Galácia: "Mas, ainda que nós mesmos, ou um anjo do Céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema" (Gl 1:8). Assim sendo toda mensagem angelical que recebermos, não pode divergir da Bíblia.
Por Edson Moraes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário