sábado, 27 de julho de 2019

A manifestação da graça de Cristo diante dos espinhos da vida

Paulo, apóstolo experimentado em diversas experiências sobrenaturais da parte de Deus, presenciando por muitas vezes a manifestação visível da glória de Deus, através de sua vida, estava agora passando por um momento agonizante, a saber, um espinho na carne. Preliminarmente, podemos enxergar, que por maior que seja nossa comunhão com o Senhor, não estamos isentos dos Espinhos da Vida, que fazem parte da caminhada cristã. O apóstolo Pedro, dentro desta temática, orientou os cristãos dizendo: *"Porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente" (1 Pe 2:19).
Porém, mesmo em momentos de dor, sempre vem o refrigério do alto, com o apóstolo Paulo não foi diferente, no momento em que o espinho causava-lhe dor, a resposta descia do céu, através da oração: "A minha graça te basta". Como é gratificante saber que em meio ao sofrimento" não estamos desprovidos do reforço do alto, sempre haverá a Graça de Cristo para nos fortalecer.
A manifestação da Graça, na vida do cristão ocorre com três propósitos distintos, são elas:
1° Conceder resistência na tribulação
A fraqueza que Paulo se refere em 1 Coríntios 12:8 não está atrelado ao pecado, tampouco o apóstolo estava esfriando espiritualmente, mas sim a sequência de ataques por parte do mensageiro de Satanás, estava esgotando a resistência do homem de Deus, que se não fosse a Graça de Cristo, certamente Paulo não aguentaria os bombardeios. Mas graças à intervenção divina, a saber, a Graça de Cristo, o apóstolo receber uma resistência tal, que o versículo encerra com a frase: "Quando estou fraco então sou forte. (2 Co 12:10)".
Parece contraditório ser forte na fraqueza, mas isto só ocorre por meio da Graça do Senhor, que reveste o Cristão com o vigor que lhe torna imbatível, mesmo diante dos ataques inimigos. Numa Clara manifestação desta graça, Paulo escreve a igreja de Corínto: "Em Tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não destruídos (2Co 4:8,9)".
Numa ótica humana parece impossível, mas através da Graça, somos capacitados.
2° Possibilitar o recebimento dos dons
Os dons concedidos por Deus, em Cristo, é uma espécie de empréstimo, em que o Senhor nos confia, mas não é nosso e sim dele. A finalidade destes dons é para a edificação da igreja e glorificar o nome de Jesus, mas nunca para a auto-promoção do individuo ou sua vangloria.
Assim sendo, conforme a fé de cada um, por meio da graça, é possivel alcançar, os muitos dons disponíveis em Cristo, conforme o escrito de Paulo: " De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, aja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria" (Rm 12:6-8).
Assim, o recebimento destes dons disponíveis à igreja, é concedido por meio da graça.
3° Proporcionar o aperfeiçoamento
Diante dos espinhos que sempre estarão presentes na caminhada, Deus os utiliza, por muitas vezes com o propósito de nos moldar, lapidar, remover as arestas em nossa vida. Paulo diz que em sua vida, a finalidade do espinho era para que ele não viesse a se exaltar, pelas excelências das revelações que havia recebido (2 Co 12:7). Assim também ocorre conosco, a graça é manifesta, muitas vezes em nosso caráter, com o intuito que cheguemos à estatura de varão perfeito (Ef 4:13). Este aperfeiçoamento se dá por meio da dor, assim como aconteceu na vida do apostolo. Mas o que nos conforta é saber que esse momento de angustia, servirá para nosso crescimento espiritual e fortalecimento para caminhar, nos dando experiência diante dos espinhos da vida. Acerca sobre este assunto Pedro escreveu: " E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará, fortalecerá" (1 Pe 5:10).
Via Edson Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário