Um povo separado por Deus, que lhe serviria como testemunhas oculares de suas maravilhas na terra, sendo estabelecida por Jesus é a Igreja. Alicerçada sobre um fundamento firme, que não sofreria qualquer abalo, pelo fato de sua estrutura estar sobre a pedra de esquina (Ef 2.20), a saber, o próprio Jesus.
A igreja foi estabelecida com um proposito especifico de servir como um porta voz de Deus, testemunhando ao mundo, mas para isto ocorrer, seria necessário um revestimento celestial, que os capacitariam com poder e autoridade, conforme Atos 1.8 "Mas recebereis virtude do Espirito Santo que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra". Somente após o recebimento desta virtude que os discípulos poderiam utilizar de todos os recursos espirituais disponíveis, uma vez que o Reino de Deus seria manifesto não apenas com palavras, mas também com poder e milagres, inclusive maiores que os de Jesus, conforme o mestre mencionou (Jo 14.12).
Mas o cumprimento da promessa não tardou, vemos em Atos 2 a descida do Espirito no dia de pentecoste, onde todos os que estavam reunidos desfrutaram de uma oportunidade jamais vista na história, pois homens simples, sem qualquer curso de idiomas, naquele falaram para mais de 15 nações distintas, em sua própria língua nativa, conforme relato de Atos 2.8-11, acerca das maravilhas de Deus, e isto era apenas a porta de entrada, para muito mais que da parte de Deus, por meio do Espirito Santo, estaria por vir.
Após serem envolvidos pelo poder do Espirito, os discípulos receberam autoridade para transmitir a palavra, a ponto de na primeira pregação efetuada no momento do pentecoste, aproximadamente três mil vidas se renderam á Cristo (At 2.41) e como este poder era contínuo, o Senhor acrescentava todos os dias à Igreja. De modo que a história da igreja primitiva (nome este dado ao período inicial da igreja), é repleta de ocasiões em que o poder de Deus foi crucial para a propagação do Evangelho de Cristo, com muitas maravilhas exercidas através do Espirito Santo.
Mas este movimento pentecostal, ocorrido inicialmente no dia de pentecoste não esteve presente apenas nos dias dos discípulos, como acreditam alguns grupos heterodoxos, pelo contrário, é um fato de durante o ministério dos pais da igreja (assim chamados os discípulos diretos dos apóstolos), muitas evidências de manifestações do poder de Deus, de modo que a Igreja crescia avassaladoramente, embora vivendo sob circunstâncias e de de ameaças e perseguições contínuas, durante um período muito longo, mas mesmo nessas condições á igreja não deixava de crescer, pois as manifestações do poder de Deus destruía as fortalezas das trevas, e muitas vidas se entregavam ao Senhor.
Isto ainda acontece em nossos dias, o movimento pentecostal, evidenciado por manifestações concretas da parte de Deus, servem como um revestimento de autoridade para o servo de Deus, de sorte que embora sejam simples em sua cultura e status social, mas estando revestidos, são homens e mulheres que estão sob as ordens de Deus, e assim como ocorreu na pregação de Pedro no pentecoste, o poder de Deus os capacita de ousadia e o Reino de Deus é propagado.
Portanto o movimento pentecostal sempre possuiu grande importância para o crescimento da igreja, uma vez que para se utilizar de todas as ferramentas disponíveis seria necessário do revestimento, ocorrido. na vida dos discípulos, vivenciado no período da igreja primitiva, atuante nos dias hodiernos e presente até a vinda do Senhor.
Por Edson Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário