Não é de se admirar que a revista Christianity Today tenha anunciado: "A apologética volta com tudo entre os jovens".
Entendemos bem isso, diante de exemplos como a afirmação
de um estudante cristão que disse: "eu quero enfrentar questões difíceis!"
Fato é , que, perguntas de mentes inquiridoras tem cada vez mais se revelado e nunca se é muito jovem para começar. Um filho de 8 anos de um amigo meu lhe perguntou: "Pai, pessoas de outras religiões acreditam que estão certas sobre seus deuses, e nós acreditamos que estamos certos sobre o nosso Deus. Como é que sabemos quem está realmente certo?"
Até mesmo as perguntas daqueles que estão no segundo ano da escola básica precisam ser levadas a sério.
Contudo, também conversei com uma mãe cristã que me disse: "Todas as respostas que precisamos estão na Bíblia. Nos não devemos ter e ler qualquer outra coisa". Em seguida, ela confidenciou que seu filho tinha ido recentemente para a faculdade, onde prontamente se juntou com um grupo de Novos Ateísmo e rejeitou com veemência sua educação cristã. Essa mãe pensou que estava protegendo o seu filho ao evitar discussões sobre dúvidas e dificuldades. Em vez disso, ela o deixará indefeso. Semelhante a ela, muitos pais se preocupam com os riscos envolvidos em expor seus filhos a perspectivas não bíblicas.
Porém, o apóstolo Paulo adverte que Satanás pode ter "vantagens sobre nós" cristãos, caso ignoremos "os seus desígnios" (2Co 2.11).
É muito melhor que os jovens explorem o fascinante mundo das idéias tendo os pais, professores e líderes da igreja como guias que podem dar-lhes as ferramentas para pensar criticamente e pensar bem. Como um dos meus alunos disse: "expor a mente a idéias é como expor o corpo a germes. É o caminho para criar imunidade".
Essa é uma eficaz maneira pela qual os jovens tornam-se verdadeiramente preparados para responder "a todo aquele que lhes pedir á razão" (1Pe 3.15). É lutando pessoalmente com perguntas.
Livro: A Busca da Verdade ( Nancy Pearcey)
Via Fabiana Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário