Em seu livro "A Origem das Especies" Darwin escreve: "Se se pudesse provar que alguma parte da estrutura de uma das espécies se tivesse formada para o bem exclusivo de outra, minha teoria ruiria por terra, pois tal modificação não poderia ser decorrente da seleção natural." (p. 161)
No entanto no mesmo livro Darwin também afirma:
"Estou convencido de que a seleção tem sido o principal, mas não o exclusivo meio de modificação."
Ora, Darwin explica que sem a evidência da seleção natural sua teoria cairia por terra, mas em outro momento ele afirma que a seleção natural é apenas um dos fatores determinantes para a evolução. Isso é uma grande contradição.
O motivo para essa contradição Está naquilo que Darwin chamava de variação. Com o advento da genética atualmente esse termo é designado "mutação". Geneticamente falando a mutação é uma mudança genética aleatória e quase sempre danosa, mas que ocasionalmente pode trazer algum benefício.
O fator primordial para a seleção natural seria a mutação. Ou seja, através das mudanças genéticas o ser gerado se tornaria progressiva e lentamente mais apto que os seres parentais. No entanto a mutação nunca é coordenada de forma específica, uma vez que ela ocorre de forma completamente aleatória e na maioria das vezes gera um indivíduo deficiente, sendo assim na grande maioria das vezes a mutação geraria uma seleção natural de prejuízo e não de avanço, nesse sentido a evolução tenderia a uma involução, ou seja, ao invés de produzir seres mais aptos, mais fortes, mais adaptados, na verdade acabaria gerando seres mais fracos e vulneráveis, o que seria facilmente descartado pela natureza, e é exatamente assim que nos observamos, um ser deficiente com alterações genéticas aleatórias geralmente tem vida curta e limitações de mobilidade e reprodução.
Dessa forma, caso assumissemos que a seleção natural é o fator primordial para a evolução estaríamos observando que a teoria de Darwin perderia completamente o seu valor, assim como ele mesmo falou conforme foi citado acima. Por isso, percebendo o problema, Darwin tenta admitir outros fatores além da seleção natural, no entanto isso torna sua teoria extremamente contraditória.
Por Sandro Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário