Por Sherri Bell
O conteúdo da Bíblia foi escrito durante um período de mais de 1500 anos, por mais de 40 autores de todas as classes sociais: reis, pescadores, estadistas, poetas, filósofos e até camponeses. Alguns escreveram no deserto, outros em masmorras, alguns em um palácio e outros em campanhas militares. E eles escreveram de três continentes diferentes e em três idiomas, hebraico, aramaico e grego. Uau!
Um livro tão singular pode realmente ser verdadeiro e historicamente verdadeiro? A Bíblia, como alguns acreditam, é apenas uma obra de ficção “feita pelo homem” - ou um livro guiado pela mão de Deus?
“O argumento a favor da confiabilidade do Novo Testamento”, afirma o prolífico escritor, erudito e estudioso Dr. Howard Vos, “é infinitamente mais forte do que para qualquer outro registro da antiguidade.” Vamos ver por que ele pode dizer isso com confiança.
________
*Confiando no Testemunho Histórico*
Como você e eu não estávamos lá para ver por nós mesmos, confiamos que nosso conhecimento do passado é baseado em fontes verificadas: testemunho escrito, oral e físico. O testemunho escrito é um registro escrito do que aconteceu. O Testemunho Oral, a forma primária nos tempos antigos, de passar fielmente a história de geração em geração, dependia de uma narrativa meticulosa. O testemunho físico é uma evidência tangível, como uma impressão digital, fotografia, panela de barro ou manuscrito.
*Vamos aplicar esses testemunhos a apenas dois eventos com os quais estamos todos, pelo menos vagamente, familiarizados:*
*~* Como sabemos que em 1945 a primeira bomba atômica foi lançada em Hiroshima, no Japão? Por causa de detalhes e fatos de todas as três formas de testemunho. *O testemunho ocular para o evento é especialmente convincente.* Relata um menino de 14 anos: “A noite chegou e eu pude ouvir muitas vozes chorando e gemendo de dor e implorando por água. Alguém gritou: ‘Droga! A guerra tortura tantas pessoas que são inocentes!’ Outro disse:’Eu sofro! Me dê água!’ Essa pessoa estava tão queimada que não sabíamos se era homem ou mulher. O céu estava vermelho de chamas. Estava queimando como se estivesse queimando o céu.”
*~* Como sabemos o que os Nazistas fizeram aos Judeus durante a Segunda Guerra Mundial? Por causa do *horrível testemunho* que não pode ser negado por aqueles dispostos a olhar para os fatos. O testemunho crível de *testemunhas oculares* é fundamental para nossa compreensão do que realmente ocorreu no passado.
Então, por que os estudiosos têm que admitir que Jesus realmente viveu e morreu? Porque *a evidência, mesmo de fontes não-bíblicas, afirmam.* Por que os Cristãos acreditam que Jesus também ressuscitou? Mais uma vez, por causa do testemunho convincente das testemunhas oculares.
*O Livro de Atos* da Bíblia, por exemplo, está repleto de testemunhas oculares. Verso após verso enfatiza que as pessoas viram e interagiram pessoalmente com Cristo durante um período de 40 dias depois que Ele ressuscitou. Nós não estamos falando de um período de quatro dias ou quarenta horas! Estamos falando de quarenta dias, gente! Alguns exemplos:
Atos 2:32: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.”
Atos 3:15: “E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”
Atos 4:20: “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”
*Podemos confiar que o livro de Atos é legítimo. Podemos???*
________
*Você não pode provar!* [afirmam os céticos]
*Você pode estar pensando que o testemunho histórico não é necessariamente confiável. Porque todos nós sabemos que às vezes as pessoas mentem. E às vezes eles distorcem intencionalmente a verdade. Talvez, você está pensando, a memória deles estava defeituosa. Ou talvez os discípulos apenas quisessem parecer importantes ou ficar poderosos!* [afirmam]
Desculpe, essas não são sugestões razoáveis. Por quê? Porque não apenas os escritores do Novo Testamento foram testemunhas oculares - ou registraram fielmente os relatos das testemunhas oculares – eles apelaram para o conhecimento de seus ouvintes com respeito a verdade sobre Cristo. Eles afirmam com confiança: “Vocês estavam lá. Vocês viram ele fazer isso. Vocês ouviram ele dizer isso. Vocês estavas lá quando Ele fez aquilo! ”Os apóstolos lançam todos os argumentos do que Jesus disse e fez no colo de suas audiências dizendo: “Vocês sabem tanto quanto sabemos do que Jesus disse e fez.”
*Não perca de vista este ponto crítico: os apóstolos apresentaram seus fatos na presença de pessoas conhecedoras e hostis que teriam sabido imediatamente se estavam apresentando informações falsas.*
As testemunhas oculares dos eventos em questão ainda estavam vivas quando as tradições sobre Cristo estavam sendo completamente formadas! Melhor ainda: entre as testemunhas oculares haviam inimigos ferrenhos deste novo movimento religioso que teriam contestado e exposto quaisquer declarações falsas que os apóstolos tentassem inventar ou difundir! Isso, por si só, é autenticação.
*Os discípulos não podiam correr o risco de incorrer em erros ou inventar coisas, se o objetivo deles fosse fazer com que as pessoas acreditassem em Jesus.*
________
*Testando a autenticidade de um manuscrito*
Existem dois testes padrão pelos quais todos os documentos históricos podem ser examinados.
O primeiro teste é chamado *historiografia.* O segundo é o teste de evidência externa. Sendo assim, os estudiosos perguntam: "Existe evidência externa totalmente separada do livro sob investigação que confirma seu testemunho interno ou sua precisão?"
Começaríamos nossos testes examinando o papel e a tinta usadas para registrar o manuscrito. Então, estudaríamos sua linha do tempo - até onde o manuscrito é removido do original (autógrafo). Em seguida, determinaríamos a data aproximada do manuscrito. Poderíamos usar pistas como cor da tinta, tamanho da letra, pontuação, ornamentação e até divisão do texto.
*Quer saber o que os estudiosos encontram quando examinam a linha do tempo da Bíblia? Que eles podem datar a versão mais antiga do Novo Testamento escrita em torno de cinquenta anos da morte de Cristo!*
Você pode estar pensando que é um longo intervalo, mas vamos colocar essa lacuna em perspectiva. A versão mais próxima que temos de todos os outros documentos históricos não-bíblicos é perto de centenas de anos. Há um intervalo de 50 anos entre o Novo Testamento e os *autógrafos* - mas uma lacuna de 500 anos no caso da Ilíada!
*Nós também podemos testar um documento via arqueologia.* A literatura histórica não-bíblica verifica certos fatos sobre Cristo. Sabemos que Ele viveu durante o tempo de Tibério César. Que Ele viveu uma vida muito virtuosa. Que Ele realizou milagres. Que Ele foi aclamado como o Messias. que Ele foi crucificado sob Pôncio Pilatos, na véspera da Páscoa Judaica. Que a escuridão e um terremoto ocorreram quando Ele morreu na crucificação. Que Seus discípulos interagiram com Ele por 40 dias depois que Ele ressuscitou. Que seus discípulos estavam dispostos a morrer por suas crenças. E que o Cristianismo se espalhou rapidamente, até Roma.
Outros estudiosos de referência consideram: quantas cópias do texto original existem? Quanto mais cópias existirem disponíveis para revisão, mais fácil é reconstruir o documento original. Mais uma vez, vamos comparar o número de manuscritos da literatura da antiguidade.
Muitas pessoas consideram que o historiador romano Tácito é o historiador mais importante de Roma. No entanto, existem apenas vinte manuscritos que permaneceram de seus Anais. De Plínio, o Jovem, apenas sete manuscritos sobreviveram. De Aristóteles, apenas 49 manuscritos. Do historiador grego Heródoto, apenas oito manuscritos sobrevivem. Da Ilíada de Homero, existem 643 manuscritos. Mas apenas do Novo Testamento, os estudiosos confirmaram a existência de 24.633 manuscritos!
*A evidência para os escritos do Novo Testamento é muito maior do que a evidência para os escritos de outros autores clássicos.*
Observe Josh McDowell, que uma vez pensou que o Cristianismo era completamente falso até que uma extensa pesquisa o convenceu do contrário: “Podemos segurar o *Novo Testamento* em nossas mãos e dizer com confiança: 'Jesus realmente disse e fez o que o NT diz.'”
Tradução Walson Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário