A Bíblia mostra que a música entrou na raça humana por Jubal (Gênesis 4:21). Ele era da linhagem de Caim logo era um ímpio mas era um desejo de Deus fazer com que a música viesse para o seu povo, e isso aconteceu quando Israel atravessou o mar a pé enxuto (Êxodo 15). Antes os do mundo procurava igreja para ser educado musicalmente agora o papel inverteu, sim mas a igreja tem condições de voltar a tornar-se o alicerce a base dessa verdade.
Vejamos então que Deus fez
Temos um registro bíblico que Deus deu habilidade musical um homem piedoso, Moisés, ou seja música de adoração ao senhor começou através da libertação de Israel a partir daí ela foi se tornando parte tanto dos cultos quanto da cultura na nação Hebraica, a Bíblia registra que Moisés foi o primeiro a cantar os feitos de Deus cantou ao atravessar o mar (Êxodo 15) e Débora também cantou glorificando as proezas do senhor (Juizes 5.1). A partir daí um dos primeiros objetivos da música do velho testamento era a música para a guerra.
Mas nos dias de Davi algo aconteceu, o rei-músico Davi, convocou todos os músicos de Israel e colocou-os na casa do senhor para serem Adoradores (Icrônicas 15. 1- 10) e (I crônicas 16. 4 - 37 )sobre orientação Divina da família de Levi ele convocou e colocou os três maiores líderes na Adoração Asafe, jedutum, E quanto a estes seus filhos tocariam seus instrumentos continuamente diante da arca de Deus, (Icrônicas 25). Lemos que os filhos daqueles maestros profetizar iam com harpas, alaúdes e símbolos, passagens bíblicas nos mostram que a profecia vinha às vezes comunicada sobre a forma de poesia e música.
Davi convocou também um coro de cantores músicos que tinham como o maestro principal a Asafe, este estacionava diante da arca da aliança no Tabernáculo de Davi no Monte Sião enquanto que Hemã e Jedutum com seus cantores- músicos, assistiam no Tabernáculo em Gibeom ( I crônicas 16.4 -6 ; 39- 42) Gibeom era o lugar em que estava a arca até que os filisteus tomaram ( I Samuel 4. 3-4 e 10- 11) quando o templo foi construído estes três corais se ajuntarão ali ( I crônicas 6. 31- 32)
Ainda o rei convocou um couro de 4.000 cantores músicos para louvar em o senhor com os instrumentos que Davi fez para esse mister. Estes faziam parte do grande conjunto musical de Israel havia também 288 os mestres da música para instruir aqueles 4.000 cantores músicos (I crônicas 25. 7- 8). Estes 288 foram divididos em vinte e quatro grupos de maestros, tendo à frente o mestre para cada grupo, estes 24 mestres que estavam à frente de cada grupo eram filhos de Asafe, jedutum e Hermã.
Asafe tinha 4 filhos, Jeduntum tinha 6 filhos e Hemã 14 filhos, estes 24 maestros eram líderes da música e tinham sobre sua direção os 288 maestros. Isto é cada um desses vinte e quatro filhos de Asafe, jedutum e Hemã estavam sobre 12 daqueles 288 (ICrônicas de 25. 2 – 7).
Louvor Diante do Trono
A adoração tomar lugar no céu jamais para em Apocalipse 4. 6 – 7. Lemos sobre Os quatro seres viventes, muitos veem uma semelhança entre os quatro seres viventes e as quatro maneiras como os Evangelhos apresentam Cristo, segundo este pensamento em Mateus ele aparece como um leão da tribo de Judá, em Marcos como servo, que se fez Sacrifício pelo pecado, o novilho era um animal sacrificial (Hebreus 9. 12-19), a ênfase de Lucas e no filho do homem e a águia quando está voando liga Jesus ao céu como faz o evangelho de João.
No ministério da música podemos perceber a similaridade destes seres viventes nos cânticos de louvores ao Deus da Glória exemplo:
Primeiro semelhante ao Leão, seria os cânticos de adoração que prepara o nosso espírito para a guerra contra o mal nós precisamos desse aspecto de música na igreja isso encoraja o povo.
Segundo semelhante é um novilho seriam os cânticos de adoração que Traz alegria ao nosso espírito já que o novilho é um animal alegre todos os cânticos desse tipo sempre trazem alegria ao povo.
Terceiro rosto de homem seriam os cânticos de adoração, com muita sensibilidade às necessidades das pessoas isso faz os salvos falarem com Deus de suas particularidades, isto é, de suas dores e angústias necessidades e seu desejo de servir em todos os momentos.
Quarto semelhante a uma águia voando seriam os cânticos de adoração, que conseguem levar o adorador até o território Celestial. Quando isto acontece, o adorador sente-se diante do Trono e só pensa em adorar ao Deus soberano. Todos os seres viventes, diz a Bíblia, têem asas. Todo louvor ao Senhor com aspecto que se viu acima, tem a capacidade de sair da terra, indo direto ao trono da Graça.
Saulo Soares da Silva/ Adoração, Cântico e Música na Bíblia, elementos do culto ao Senhor.
Via: Ruanna Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário