domingo, 7 de julho de 2019

Islamismo -- A Mensagem de Maomé

O islamismo é uma das principais religiões do mundo, e não uma seita, sendo bastante diferente do cristianismo.
O ocidente tem experimentado uma invasão da crença muçulmana. Mesquitas foram erguidas em muitas regiões outrora considerada cristãs. Quem vive numa cidade grande provavelmente conhece vários desses templos muçulmanos. Infelizmente, a maioria dos cristãos têm pouco conhecimento do islamismo e receia testemunhar de Cristo para seus Adeptos. 

Queremos oferecer aos leitores algumas orientações para que se conheça melhor a fé dos muçulmanos.

"Não há Deus senão Alá, e Maomé o seu Profeta." Essa é a Shahada, a "confissão" que os fiéis muçulmanos do mundo inteiro repetem diariamente. E essa declaração de fé realmente os distingue de todas as outras religiões do mundo, inclusive do Cristianismo e Judaísmo. Há no mundo entre 600 e 800 milhões de indivíduos que afirmam que Alá é seu Deus e Maomé seu profeta. O Islamismo é uma das quatro principais religiões da terra, ao lado do Cristianismo, Judaísmo e Hinduismo. 

Nesta breve análise da crença, iremos definir seus termos mais importantes, mencionaremos suas seitas mais proeminentes e daremos um resumo de seu ensino básico, contrastando-o com o Cristianismo bíblico. Apresentaremos ainda alguns conselhos práticos sobre a melhor forma de se falar do evangelho a um muçulmano. Contam-se em milhões os adeptos da fé islâmica. Há países governados e dominados pelos ensinos, leis e práticas muçulmanas. Grande parte do hemisfério ocidental depende de nações islâmicas para seu suprimento de petróleo. A vida ocidental, as cidades, as universidades e a área econômica estão recebendo um influxo cada vez maior de muçulmanos, em proporções nunca vistas anteriormente. O Islamismo é uma força religiosa, social e política que precisamos conhecer bem. Os crentes, e principalmente os ocidentais, precisam preparar-se para fazer uma forte defesa da fé bíblica, opondo-se às afirmações islâmicas, e pregar o evangelho de Jesus Cristo, em amor, aos seguidores de Maomé.

_Definições_

Como muitas religiões, o Islamismo possui um vocabulário próprio para a descrição de suas crenças. Vejamos rapidamente alguns dos seus termos mais importantes que vão-nos dar base para o estudo da história e doutrinas dessa religião. 

_Islamismo_ 

é o nome da religião que surgiu a partir das revelações e ensinamentos de Maomé. O vocábulo Islã em árabe significa "submissão".

_Muçulmano_ 

é o nome que se dá ao adepto do Islamismo. O termo é o cognato de Islã em árabe, e significa _"aquele que se submete"_. Muçulmano é o indivíduo que se submete à vontade de Alá, revelada através de Maomé.

_Alá_ 

é o termo islâmico que significa Deus, e seria difícil a tradução para a nossa língua. Certo escritor muçulmano definiu-o da seguinte maneira: _"Essa palavra designa um Deus singular"_ que possui todos os atributos da perfeição e beleza elevados ao infinito.
Nós, muçulmanos, achamos que o termo "Deus" não comunica com exatidão todo o sentido do nome "Alá" Maomé é o nome popular de um árabe que nasceu na cidade de Meca em 570 A.D. (e morreu por volta de 632 A.D.). Ele afirmava ser profeta e dizia que iria restaurar a verdadeira religião de Alá e a adoração a ele em todo o mundo, assim como Jesus Cristo fora profeta em sua época, para o seu povo.

 _Maomé significa "o louvado"._

_O Alcorão_ 

é um termo árabe que significa "recitação" e designa o conjunto de revelações que Alá teria supostamente dado a Maomé através do seu arcanjo, sendo portanto o livro sagrado do Islamismo. Os muçulmanos crêem na lei de Moisés, nos Salmos de Davi e no Injil ou evangelho de Jesus Cristo. Contudo crêem que esses textos sagrados foram revogados e substituídos pelas escrituras que vieram através de Maomé, e que a Bíblia dos cristãos e judeus não passa de uma versão distorcida dessas escrituras. Em todos os pontos em que a Bíblia diverge do Islamismo, eles afirmam que a Bíblia está incorreta. 

_O termo sura_

designa as divisões do Alcorão, e corresponde aproximadamente ao que nós chamamos de "capítulos". 
O Alcorão contém cento e quatorze revelações, cada uma constituindo uma surá ou capítulo. Eles aparecem em ordem de extensão: as mais breves primeiro, as mais longas por último. O livro não é estruturado em ordem cronológica. Outro texto importante na literatura islâmica é o Hadith, que em árabe significa "coletânea de tradições". São costumes que dão origem à intrincada estrutura política e social do Islamismo. 

_O termo califa_

em árabe significa líder e designa os principais dirigentes dessa fé, principalmente os sucessores imediatos de Maomé. 

_O nome aiatolá_ 

designa um mestre ou líder espiritual do islamismo.


(Império das Seitas. Walter Martin)
Adaptações e acréscimos
Por: Eziel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário