“... Muitos farão de tudo e correrão de uma parte para a outra em busca do maior saber; e o conhecimento se multiplicará muitas e muitas vezes”. (Dn 12.4) – BJK.
“Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus”. (2 Tm 3.1-4) – NTLH
O século XXI é sem sombra de dúvida um tempo de evolução exacerbada dos avanços tecnológicos. Na verdade, é um século que herdou do anterior um enorme acervo de descobertas, feitos científicos e tecnológicos. Por causa desse avanço tecnológico diversas mudanças ocorreram no tempo e principalmente na sociedade. A chamada W.W.W, sigla em inglês para “World Wide Web” (Rede de Alcance Mundial) ou simplesmente (Rede Mundial Computadores), popularmente conhecida como Internet, tem o poder de conectar pessoas no mundo inteiro.
Sou da área de TI (Tecnologia da Informação) e tenho percebido que, de alguns tempos para cá, com o surgimento das novas TICs e das Redes Sociais, as informações podem chegar a qualquer pessoa em questões de segundos em qualquer lugar do planeta terra. Agora mesmo, no exato momento da leitura desse texto, pode estar acontecendo uma divulgação de um determinado fato e o mesmo por sua vez já esteja sendo comentado e compartilhado instantaneamente por milhares e milhares de pessoas. As informações são enviadas, recebidas, encaminhadas e compartilhadas na velocidade da luz, por isso é preciso ter muito cuidado com qualquer tipo de informação recebida e compartilhada por você através da internet.
Muitos cristãos cometem o erro de compartilhar notícias falsas, simplesmente porque se deixam levar por qualquer tipo de informação que chegam nas suas redes sociais. Na maioria das vezes sem ler completamente o texto, assistir ao vídeo, ouvir o áudio, ou mesmo sem sequer fazer uma busca profunda no Google, já vão compartilhando nas suas redes sociais, sem mesmo saber se realmente tais informações são verdadeiras.
Rafael Sampaio, professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em comunicação política na internet, ressalta que a boataria e a fofoca sempre foram comuns entre a população em geral, mas agora foram turbinadas com a chegada das redes sociais. Ele disse: “As pessoas tendem a compartilhar links que dizem o que elas pensam ou o que gostariam de ver nos noticiários, sem checar, sem pelo menos jogar no Google para ver se acham mais de uma fonte, por exemplo. Tem uma questão patológica, acelerada pela internet: as pessoas não checam as supostas informações que recebem”.
Em novembro de 2016, a agência “Advice Cumunicação Corporativa” realizou um estudo por meio de um aplicativo chamado BonusQuest chegando a seguinte conclusão: 78% dos brasileiros se informam pelas redes sociais. Destes 42% admitem já ter compartilhado notícias falsas e apenas 39% checam com frequência as notícias antes de difundi-las ou compartilha-las.
Nesses últimos dias o diabo e seus súditos tem enviado pelas redes sociais uma avalanche de informações (textos, vídeos, áudios, fotos, PDF’s, etc.) degradantes, surjas e mentirosas cujo o objetivo e a finalidade não é outra, senão a de tentar manchar o caráter e a reputação de verdadeiros servos de Deus.
Meus amados, tenham bastante cuidado com o que você divulga e compartilha na internet. Você pode está se tornando uma gente de satanás. O uso da internet e principalmente das redes sociais, tem se tornado um grande desafio para a igreja e para as famílias, por causa de sua enorme versatilidade. Basta apenas um segundo, um simples “clik” do mouse para um compartilhamento de uma determinada informação viralizar. O nosso adversário tem usado largamente as redes sociais para atacar os nossos líderes e principalmente a igreja do senhor Jesus Cristo. Existem muitos vídeos, áudios e diversas mensagens violentas nas redes sociais que são postadas e compartilhas por falsos cristãos que causam nojo e repugnância.
Lembre-se: Toda vez que você compartilha uma notícia sobre alguém nas suas redes sociais, você está dando um testemunho sobre essa pessoa. Então, meu caro irmão, se você se considera um verdadeiro cristão, é sua obrigação verificar com bastante cuidado as informações que você compartilha no seu Facebook, no seu Instagram, no seu Whatsapp, no seu Twitter, etc.
Não é preciso ser um jornalista investigativo para saber se a notícia que você está compartilhando é Fake News ou não. Não seja imprudente, seja cauteloso, tome muito cuidado.
Seja um canal de bênçãos apara o reino de Deus. Não use a internet para a propagação do reino das trevas. Use a internet e as redes sociais para propagação do Evangelho de Cristo.
Referencias:
* BÍBLIA DE ESTUDO NOVA TRADUÇÃO DA LINGUAGEM DE HOJE (NTLH), São Paulo: SBB, 2008.
* BÍBLIA KING JAMES (BKJ) ATUALIZADA. Rio de Janeiro: Editora Abba Press, 2012.
* HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2004.
* LICÃO BÍBLICA CPAD, 2º Trimestre, 2018.
* KUROSE, J. F. e ROSS, K. - Redes de Computadores e a Internet - 5ª Ed. Pearson, 2010.
* RENOVATO, Elinaldo. Perigo da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2007.
* TANENBAUM, A. S. – Redes de Computadores – 5ª Ed. Pearson, 2011.
Por Nivaldo Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário