sábado, 20 de julho de 2019

O N.T e sua autenticidade Histórica

Antes da invenção da imprensa, a única forma de preservar o conteúdo dos textos antigos era, sem dúvida, pelo doloroso processo de copiar à mão. Tais cópias manuais são usadas por historiadores quando tentam autenticar manuscritos antigos se os autógrafos originais não sobreviverem. Quanto mais cópias existem e mais próximas do original, mais fácil é validar a precisão do manuscrito.
O Dr. Norman Geisler, professor de teologia no Southern Evangelical seminary, é considerado uma das principais autoridades do mundo na história e na precisão da bíblia. 
Ele escreve:

"De toda literatura antiga, o novo testamento é o documento mais bem autenticado. Há mais manuscritos do N.T, mais cópias próximas e confiáveis dos manuscritos originais (autógrafos) do N.T, do que qualquer outra obra escrita nos tempos antigos."
Especificamente, como o N.T fica quando sim compara com outros manuscrito da história antiga? Anote as características dos textos desses primeiros escritos bem conhecidos...
Os trabalhos de Platão
Data da origem do manuscrito: 300a.C
Data da cópia mais antiga existente: 900d.C
Espaço entre o original e a cópia mais antiga: 1.200 anos
Número de cópias: 7

Guerra Gálicas de Júlio César
Data da origem do manuscrito: 100 a.C
Data da cópia mais antiga existente: 900 d.C
Espaço entre o original e a cópia mais antiga: 1.000 anos
Número de cópias existentes: 10

Anais de Tácito
Data da origem do manuscrito: 100 d.C
Data da cópia mais antiga existente: 1100 d.C
Espaço entre o original e a cópia mais antiga: 1.000 anos
Número de cópias existentes: 3

Nesses exemplos, perceba a distância entre as datas da origem dos manuscritos e as datas das cópias mais antigas existentes conhecida, bem como um pequeno número de cópias que são conhecidas de cada. agora compare essa informação com a dos textos do novo testamento...
O NOVO TESTAMENTO
Data da origem do manuscrito 50-95 d.C.
Data da cópia mais antiga existente: 125 d.C
Espaço entre o original e a cópia mais antiga: 30-75 anos
Número de cópias existentes: mais de 5.700

A validade dos trabalhos citados de Platão, César e Tácito nunca foi contestada, apesar dos mais de Mil anos de diferença entre os originais e as cópias, e o pequeno número de cópias existentes. Por outro lado, o novo testamento possui menos de Cem anos entre a redação do texto original e as cópias existentes mais antigas, bem com milhares de cópias existentes, o que virtualmente garante sua precisão. Mesmo assim, a integridade no novo testamento é impugnada quase que diariamente em várias universidades em todo o mundo e na mídia internacional. 
O professor F.F. Bruce da universidade de Manchester na Inglaterra escreve:

"Se o N.T, fosse uma coleção de escritos seculares, sua autenticidade seria geralmente aceita sem nenhuma dúvida"
Dr. Clark Pinnock, da universidade McMaster em Toronto escreveu:
"não existe nenhum documento do mundo antigo com tantos testemunhos textuais históricos tão excelentes, e oferecendo um conjunto perfeito de dados históricos sobre os quais a decisão inteligente pode ser tomada. Uma pessoa Honesta não pode ignorar uma fonte desse tipo. o ceticismo relação às credenciais históricas do cristianismo baseia-se em tendências em irracionais".
Tim LaHaye autenticidade do N.T
Via: Eziel Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário