As pessoas que desafiam o cristianismo frequentemente ignoram uma importante área de evidencia: a transformação dos apóstolos de Jesus. A vida radicalmente transformou esses homens oferecendo um sólido testemunho da validade das reivindicações de Cristo.
Uma vez que a fé cristã e histórica, o nosso conhecimento em grande parte depende do testemunho, tanto escrito quanto oral. Sem esse testemunho, não teríamos nem uma janela para eventos históricos, sejam eles cristãos ou de qualquer outra natureza. Na verdade, toda a história e, essencialmente, o conhecimento do passado com base no testemunho parece dar à história um fundamento vacilante precisamos perguntar: de que outro modo aprenderemos o passado? Como saberemos se viveu Napoleão? Nenhum de nos viveu naquela época. Não o vimos nem o encontramos. Dependemos apenas do testemunho.
O nosso conhecimento da história tem um problema inerente: podemos crer que o testemunho é a confiável? Já que nosso conhecimento do cristianismo se baseia no testemunho dado em passado distante, devemos perguntar se podemos confiar em sua precisão. Sera que os testemunhos orais originais sobre Jesus eram dignos de credito? Podemos confiar que eles transmitiram corretamente o que Jesus disse e fez? Acredito que sim. Confio no testemunho dos apóstolos porque onze deles morreram como mártires, permanecendo firmes com relação a duas verdades sólidas: a divindade de Cristo e sua ressurreição.
Esses homens foram torturados e acoitados, a maioria sofreu a morte por alguns dos métodos mais cruéis conhecidos até então!
1. Pedro, chamado originalmente Simão, foi crucificado.
2. Andre foi crucificado.
3. Tiago, filho de Zebedeu, foi morto à espada.
4. João, filho de Zebedeu, teve morte natural.
5. Filipe foi crucificado.
6. Bartolomeu foi crucificado.
7. Tome foi morto por uma lança.
8. Mateus foi morto a espada.
9. Tiago, filho de Alfeu, foi crucificado.
10. Tadeu foi morto por flechas.
11. Simão o zelote foi crucificado.
Muitas vezes escuto: "Bem, então aqueles homens morreram por uma mentira. Aconteceu com muitas pessoas. O que isso prova?"
Sim, muitas pessoas morreram por mentiras, mas o fizeram crendo que era a verdade. E no caso dos discípulos? Se a ressurreição não tivesse ocorrido, é obvio que eles saberiam. Esses homens em particular não poderiam ser enganados. De outro modo, teriam não somente morrido por uma mentira - eis a armadilha — como também saberiam que era uma mentira. Seria difícil encontrar um grupo de homens, em qualquer ponto da historia, dispostos a morrer por uma mentira, se soubessem ser esse o caso.
Mas que um carpinteiro
Jossh McDowell Sean McDowell
Via Ruanna Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário