Parte 1
O direito a liberdade religiosa, embora devesse ser, não está garantido a todos, pois em diversos países, a religião está diretamente estabelecida pelo governo, e qualquer indivíduo que contrarie esta determinação está passível de sofrer sérios riscos de vida. Em especial no oriente médio, onde o islamismo é defendido ferrenhamente, onde o abandono da religião significa a exclusão do convívio social, a rejeição dos familiares e amigos, e em certos locais extremistas, tal ato pode custar a vida do indivíduo.
Mas vivemos num pais em que a liberdade religiosa está garantida na constituição federal: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e sua liturgia" (Art. 5°, inc. VI). Desta forma existem diversas religiões, muitas delas seitas camufladas com aparência de piedade, mas que promovem a disseminação de heresias, que por muitas vezes estão encobertas, chegando a fazer uso da própria Bíblia, para embasar seus ensinos.
Mas como saber se um determinado grupo, que ensina o amor e a paz, na verdade é uma seita que espalha falsos ensinamentos, conduzindo milhões para a perdição eterna?
O propósito deste artigo é trazer a definição do conceito de seitas e heresias, bem como demonstrar meios para identificá-las e equipar o leitor com armas espirituais, com argumentos não filosóficos, mas sim Bíblicos para combatê-las. O intuito não é o debate entre religiões, mas capacitar o cristão, que tem a verdade em mãos, a palavra de Deus, para abrir os olhos dos que estão trilhando um caminho de perdição.
Lembremos das palavras de Paulo à Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2Tm 2.15).
Definição
A etimologia da palavra heresia deriva do grego Hairesis, que significa"escolha", "tomar partido", "corrente de pensamento", entre outros termos.
A palavra Hairesis ao passar para o latim chama-se Secta. Assim do latim surgiu a palavra seita. No início esta palavra não possuía conotação negativa, pois vemos em Atos dos Apostolos Paulo sendo chamado de defensor da "Seita dos nazarenos" (At 24.5), pois na visão judaica, os cristãos eram mais um grupo oriundo do judaísmo da época.
No entanto, como se levantavam muitos grupos que ensinavam doutrinas errôneas, Hairesis ganhou um conceito pejorativo. Paulo ao listar as obras da carne, a classifica como algo que impedirá o indivíduo de herdar o Reino de Deus: "Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias" (Gl 5.20).
Podemos definir Seitas como o ajuntamento de indivíduos que distorcem as Escrituras em sua interpretação, e heresia representa os ensinamentos antiBíblicos transmitido por este grupo.
Qualquer grupo que apresente uma religião heterodoxa, um desvio dos princípios aceitos pela Bíblia, deve ser classificada como uma seita, inclusive os que se denominam cristãos, mas seus ensinos divergem das Santas Escrituras. A Bíblia é o espelho que reflete a verdade, desmascara os enganadores e orienta os que estão perdidos.
Características das seitas
Toda seita possui algum tipo de revelação particular (livros, visões ou profecias), colocada no mesmo patamar que a Bíblia Sagrada, em alguns casos colocando-a em segundo plano.
Em sua essência atribuem seus livros como complementares à revelação escrita de Deus. Lembremos as palavras do Senhor: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro, que se alguém acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro" (Ap 22.18).
Abaixo listamos algumas seitas que fazem uso desta prática, de utilizar livros apócrifos, sem qualquer inspiração, para completar a Palavra de Deus.
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
Os seguidores do adventismo, consideram Ellen White, uma de suas fundadoras como uma profetisa da parte do Senhor e seus escritos são tidos como inspirados por Deus, do mesmo modo que a Bíblia Sagrada. Em uma das publicações da revista adventista, seu publicador escreveu: "Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo e seus escritos, o produto dessa inspiração, tem aplicação e autoridade especial para os Adventistas do sétimo dia. Negamos que a qualidade ou grau de inspiração de Ellen White sejam diferentes dos escritos nas Escrituras Sagradas".
Não há como equiparar os escritos de Ellen White com a Bíblia, por vários motivos, porém citaremos apenas um: O cumprimento das profecias.
Enquanto as profecias Bíblicas se cumpriram no passado, tem se cumprido no presente e se cumprirão no futuro. Por outro lado, muitas profecias pronunciadas por Ellen White jamais tiveram seu cumprimento, principalmente quando determinava os períodos da vinda de Jesus. Vejamos abaixo algumas delas:
No ano de 1850, Ellen White profetizou que o retorno de Jesus se daria em poucos meses.
Numa nova tentativa de acertar o momento da volta do Senhor, a profetisa disse que isto aconteceria antes da escravidão ser abolida.
Em outra profecia que desta vez ela estaria inserida, Ellen profetizou que estaria viva quando o Senhor voltasse. Ela morreu em 16 de Julho de 1915.
Estas são algumas das profecias frustradas da mulher que ajudou a fundar o adventismo.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seita fundada por Charles Taze Russell, que defendem a idéia de que a Bíblia só poderá ser entendida por meio de sua mesa diretora, a quem chamam corpo governante. Certa vez escreveram: "A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus não avançaremos na estrada da vida, não importa o quanto leiamos a Bíblia".
Seu fundador dizia que apenas seus livros poderiam explicar a Bíblia corretamente.
Este grupo utiliza como principal ferramenta de ensino sua revista, chamada A sentinela, onde a Bíblia é colocada em segundo plano.
A sã doutrina exposta nas Escrituras não necessita de nenhum complemento para nos ensinar, pois a mesma já possui esta finalidade: "Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito" (Rm 15.4).
MÓRMONS
É um grupo heterodoxo que aparentemente acredita na Bíblia, porém possuem um livro chamado o livro de Mórmon, que atribuem a mesma inspiração das Escrituras Sagradas, à ponto de chamá-lo como palavra de Deus (Artigo 8 das regras de fé). Este livro é creditado o título de livro mais correto da terra, na visão mórmon, ou seja, mais do que a Bíblia Sagrada.
Ainda existem nesta seita mais dois livros "sagrados", os quais possuem inspiração divina, a saber: "Doutrinas e conventos e A pérola de grande valor". Uma das muitas heresias contidas no livro de Mórmon é desclassificar a Bíblia como a única fonte escrita da parte de Deus. Num de seus trechos está registrado: "Tu tolo, dirás: Uma Bíblia, e não necessitamos mais de Bíblia! Portanto, porque tendes uma Bíblia, não deveis supor que eu não fiz com que se escrevesse mais".
KARDECISTAS
Kardecistas ou Espiritismo é uma seita que promove ensinos heréticos por meios de utilização da mediunidade, a saber, a comunicação entre seres humanos e espíritos.
Fundada por Allan Kardec, este grupo rejeita a Bíblia e promove seus ensinamentos por um livro chamado "O evangelho segundo o espiritismo".
Os ensinos feitos por Jesus, são interpretados sob uma perspectiva espírita.
Sabemos que Deus sempre advertiu seu povo quanto a prática inapropriada de consultar espíritos de mortos: "Entre ti não se achará quem faça passar seu filho pelo fogo ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos" (Dt 18.10,11).
Há muitas outras seitas que fazem uso de livros que substituem a palavra de Deus, como sua principal ferramenta doutrinaria. Tais como: Igreja de Cristo Internacional, Igreja da Unificação, fundada pelo reverendo Moon e ainda a seita "meninos de Deus" conhecida como a família. Destas abordaremos no próximo artigo.
Ora, a Bíblia possui todas as informações que Deus achou por bem revelar ao homem, não havendo a necessidade de um livro complementar para transmitir qualquer mensagem de sua parte.
Ao se levantar qualquer grupo que se apresente como porta voz de Deus, alegando possuir alguma revelação complementar das Escrituras, deve ser imediatamente considerada uma seita, com base nas informações acima citadas.
Por Edson Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário