sábado, 27 de julho de 2019

Você acha que a fé cristã é irracional?

Infelizmente essa é a impressão que muitas pessoas Tem. Na verdade é normal esperar isso de ateus e céticos, porque eles naturalmente escolheram não entender a fé. Porém infelizmente muitos cristãos tem essa mesma impressão. Certo dia me deparei em um debate com um jovem cristão que afirmou de forma contundente que a fé cristã é irracional. Porém é isso mesmo que a bíblia nos ensina? Vamos deixar que a bíblia se explique por ela mesma:
Observe o primeiro mandamento:
Ame o Senhor , o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Deuteronômio 6:5

Veja a forma como Jesus cita esse versículo:
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ .
Mateus 22:37

Percebeu que para amar a Deus devemos usar nosso entendimento?
Observe o que o apóstolo Pedro nos diz:
Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês.
1 Pedro 3:15

A nossa esperança não é um conto de fadas, existe uma RAZÃO, ou seja, nossa esperança é racional.
Observe também outros textos:
O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
Colossenses 4:6

Judas escreve
Amados, embora estivesse muito ansioso para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.
Judas 1:3

Tenham compaixão daqueles que duvidam;
Judas 1:22

Os verbos insistir e duvidar mostram que a razão está em pleno funcionamento no exercício da fé. É necessário racionalidade tanto para argumentar de forma insistente, quanto para duvidar de algo.
e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
Tito 1:9

Da mesma forma é impossível refutar e encorajar, sem que se use a razão.
Veja que lindo conselho Paulo dá a Timóteo:
Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,
2 Timóteo 2:24‭-‬25

Seria possível ensinar e convencer sem usar a razão? Como levar alguém ao conhecimento de algo que não seja racional?
Porém, infelizmente, o ceticismo provocado pelo mundo pós moderno tem contaminado a mente das pessoas, isso tem levado a supervalorização do conhecimento, e principalmente, da dúvida. 
No entanto o cristão, embora possa ter alguma dúvida nunca será escravo dela, uma vez que o conhecimento está subordinado a Deus. Observe os textos abaixo:

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
Colossenses 2:8

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2 Coríntios 10:5

O segredo para não ser escravo da dúvida está em jamais permitir que uma filosofia passageira deste mundo tome o lugar de Deus em nossa mente.
Na verdade entendemos que a dúvida só trás confusão e aprisiona a nossa mente não permitindo que cresçamos em conhecimento. Devemos lembrar que o mundo espiritual existe e que o adversário tem batalhado para não permitir que sejamos libertos. A pós modernidade trouxe o ceticismo como sua principal bandeira, a fé bíblica responde nossas dúvidas e tem poder de libertar nossa mente, do contrário, o ceticismo nunca responde nenhuma questão e dessa forma aprisiona nossa mente. Não se deixe enganar, enquanto muitos buscam desesperadamente conhecimento, andam em círculo, estacionam na fé, perdem o foco da presença de Deus e ficam aprisionados em suas dúvidas, não existe ninguém mais interessado nisso que o diabo. Mas a bíblia alerta:
Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
1 Pedro 5:8

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba , Pai”.
Romanos 8:15

pois a nossa luta não é contra seres humanos , mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais .
Efésios 6.12

As armas com as quais lutamos não são humanas ; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
2 Coríntios 10:4

O evangelho traz o pleno conhecimento, não apenas por palavras, mas também em poder. O poder do Espírito Santo é a forma mais racional de entender o evangelho. Se alguém não entende o evangelho é porque não experimentou o poder de Deus.
Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.
Colossenses 2:2

porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.
1 Tessalonicenses 1:5



Se você tem dúvidas, não se preocupe, nesse momento reconheça que sua mente é limitada, que o conhecimento de Deus é muito superior ao seu. Faça uma oração sincera reconhecendo suas limitações. Lembra do que aquele pai disse a Jesus?

Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”
Marcos 9:24

Da mesma forma que Jesus ajudou aquele homem ele pode ajudar você.
Por Sandro Nascimento.

Um comentário:

  1. Gostei dos textos bíblicos de apoio, mas, senti falta de uma argumentação mais robusta sobre a racionalidade da fé.

    ResponderExcluir