Deus:
Para o muçulmano assim como para o cristão, só existe um único Deus verdadeiro. Portanto, há uma certa confusão quando falamos de Deus e de Allah. Há muita diferença entre o Deus do cristianismo e Allah. Um dos principais argumentos contra os cristãos sobre Deus é a acusação de que os cristãos são na verdade idólatras, tendo em vista a definição de Allah como sendo o único Deus e não tem ninguém igual a ele, por isso rejeitam o ensino sobre a Trindade e com isso, acusam os cristãos de serem idólatras politeístas. Afirmar que Alá é um e não existe outro além dele é o principal ponto do Islamismo. Ele é eterno, onisciente, onipotente e onipresente, observe o que diz um dos versos do Corão a respeito disso:
“Allah! Não existe deus senão Ele, O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo. Não O tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos céus e o que há na terra. Quem intercederá junto dEle senão com a Sua permissão? Ele sabe o passado e o futuro. E nada abarcam sua ciência senão aquilo que Ele quer. Seu trono abrange os céus e a terra. E não O fadiga custodiá-los. E Ele é o Altíssimo, O Magnífico. (Sura 2.255)”
Para o Islã Allah é o Criador e Juiz de todo humanidade, transcendente e ao homem Allah é inalcançável, isso difere muito do Deus do cristianismo, pois o Deus revelado no cristianismo é amor e busca relacionar-se com o homem. Isto para o islamismo é inadmissível.
Contudo, o Alcorão descreve Allah como alguém compassivo, como provedor e preservador do ser humano, e este ser humano deve-Lhe gratidão, reverencia e submissão, e com isto a relação Allah/homem é de Senhor/servo.
Continua...
Por Rafael Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário