sábado, 3 de agosto de 2019

O que é o argumento do design?

Estamos acostumados a aprender na escola que o universo é governado por leis naturais, que os seres vivos evoluíram naturalmente, que tudo o que existe é obra do acaso e que a ciência pode explicar todas as coisas. Essa visão é fruto do sistema científico moderno que tende a desvalorizar tudo que vai de encontro às leis naturais conhecidas pelo homem. No entanto a explicação do surgimento da vida e do universo aceitos atualmente pela ciência também são contrários às leis naturais, por exemplo:
1. A lei da Biogênese diz que um ser vivo só pode surgir de outro ser vivo pré-existente;
2. As leis de Mendel dizem que o novo ser vivo deve conter as mesmas informações genéticas dos pais;
3. A segunda lei da termodinâmica diz que o grau de desordem entre as moléculas tende a aumentar com o tempo;
4. A terceira lei de Newton diz que uma ação sempre vai produzir uma reação igual e contrária, nunca a favor e nunca numa intensidade maior.

Compare a explicação científica atual:
1. A vida surgiu espontaneamente dentro dos mares da terra primitiva (contrária à lei da biogênese)
2. O lagarto deu origem a galinha, depois de sofrer mudanças genéticas de milhões de anos (contrária às leis de Mendel)
3. O universo está em expansão, continua crescendo e se organizando. A teoria da evolução gera seres cada vez mais complexos (contrária à segunda lei da termodinâmica)
4. Depois de uma explosão, a matéria condensada na forma de um ovo cósmico, gerou todo o universo existente, muito maior e mais complexo que o ovo (contrária à terceira lei de newton)

A explicação científica não tem coerência, por esse motivo muitos cientistas em todo mundo preferem aceitar a teoria do designer inteligente. Ela não é uma filosofia, nem tão pouco uma explicação teológica, trata-se de uma teoria que analisa os dados científicos atuais na tentativa de dar explicações mais coerentes. A teoria se baseia no fato de que a complexidade da vida e do universo mostra que tudo só pode ter sido projetado por uma mente muito superior a nossa. A maneira como os planetas estão dispostos, a quantidade de água na terra, a camada de ozônio, o eixo de inclinação da terra, o formato do globo terrestre, a forma elíptica da órbita ao redor do Sol, a distância da terra pra o Sol, da terra pra lua, o ciclo da água, as fases da lua, o movimento das marés, o metabolismo dos seres vivos, o sistema nervoso humano, os 5 sentidos, o olho humano, a linguagem, a existência da mente, etc. Todos esses exemplos e muitos outros atestam a necessidade de inteligência para que existam, a ciência moderna não consegue explicar nenhum deles, no entanto seguem negando sua falha simplesmente por orgulho intelectual. A teoria do designer vem ganhando espaço no meio acadêmico, espero que em breve ganhe espaço também nas escolas e universidades.
Por Sandro Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário