sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Deus por qualquer nome?

O que o um cristão e um muçulmano afirmam ser Deus?

Frequentemente me deparo com pessoas que afirmam “O Deus é o mesmo, independente da religião”, mas será isso verdade?
Vamos tomar como base o cristianismo e o islamismo, observe:

Quando um cristão invoca Deus ele está chamando por um Deus que é Eterno, Onipotente, Onipresente, Infalível, Criador de todas as coisas, que se revelou à humanidade, até aqui os muçulmanos concordam, já quando falamos que Ele ama Sua criação, inclusive o homem, que é um Deus subsistente em três pessoas, os muçulmanos discordam totalmente.

Um dos principais pontos de tensão sobre a diferença entre um cristão e um muçulmano de invocar a Deus é que quando um cristão invoca a Deus ele está falando do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o que para os muçulmanos é uma blasfêmia sem tamanho, o Alcorão condena essa doutrina (Sura 5.73,75), além disso eles tem uma falsa compreensão até de quem são as pessoas da Trindade onde afirmam que são pertencentes Deus, Jesus e Maria, então a importância do cristão conhecer bem a doutrina da Trindade (tri-unidade; três em unidade) se torna mais necessária.
Não quero aqui fazer uma exposição da Doutrina da Trindade, mas quero falar sobre a importância de se conhecer esta doutrina. Devemos antes ter em mente ao menos dois motivos para aprendermos dessa doutrina:

1. Devemos reconhecer que o que Deus revela de si mesmo é verdade:
Embora o termo Trindade não esteja na Bíblia Sagrada, mas a doutrina em si é inegável, podemos ver até seus vestígios no nome Elohim (deuses em hebraico). Portanto a doutrina da Trindade foi revelada em Sua Palavra e devemos reconhecer que esta é uma verdade.

2. Sem a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo não há salvação:
Se negarmos a doutrina da Trindade estamos negando a essência do Evangelho, pois consequentemente negaremos a divindade de cada pessoa, o que é exatamente o pensamento muçulmano a respeito de Jesus Cristo e do Espírito Santo.

Embora o nome Allah possa significar deus em árabe, não podemos considerar que Allah seja o Deus apresentado na Bíblia Sagrada, mas daí você pode pensar: O que tem a ver o nome? Eu diria que em questões espirituais, TUDO. A Bíblia é clara quando diz: Em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum OUTRO NOME há, dado entre os homens em que devamos ser salvos. (At 4.12). Somente através do Nome do SENHOR, é que há salvação.

Por Rafael Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário