Expressão grega: prōtotokos
VERSÍCULOS CHAVE
Romanos 8:29; Colossenses 1:15, 18; Apocalipse 1: 5
Muitas culturas ainda valorizam o primeiro filho. Isso remonta milhares de anos aos tempos do Antigo Testamento. O primogênito recebeu prioridade ou preeminência, assim como a melhor herança, por seus pais. O "primogênito" também pode ser usado figurativamente para denotar o melhor ou o melhor de algo. Por exemplo, a expressão “primogênito dos pobres” (Isa. 14:30, NVI) significa alguém que é extremamente pobre ou o mais pobre dos pobres. Prototokos, a palavra grega para “primogênito” é usada oito vezes em o Novo Testamento, geralmente com referência a Jesus. Ele é chamado filho primogênito de Maria (Lucas 2: 7), o primogênito de toda a criação (Colossenses 1:15), o primogênito dos mortos (Colossenses 1:18; Rev. 1: 5), o primogênito da família de Deus (Rom. 8:29) e simplesmente o "primogênito" (Heb. 1: 6; 12:23). A intenção de todas essas referências é mostrar a prioridade e a preeminência de Jesus. Ele tinha preeminência na família de Maria como filho mais velho, e tem preeminência na igreja como primogênito dentre os mortos e primogênito de toda a família de Deus. Jesus também tem preeminência sobre toda a criação como primogênito de toda a criação. Essa última expressão preocupa os intérpretes há centenas de anos. Desde os armênios até os dias de hoje, as Testemunhas de Jeová foram usadas por “os primogênitos da criação” para ensinar que Cristo era uma criação de Deus e, portanto, não era igual a Deus. Isso precisa ser refutado.
Vamos começar com uma análise da palavra. A primeira parte da palavra grega prōto pode indicar "primeiro no tempo" (prioridade temporal) ou "primeiro no lugar" (preeminência). No contexto de Colossenses 1:15, o segundo significado está em primeiro plano. Assim, o Filho do Homem é o "primogênito" entre todas as criaturas de Deus (compare Êxodo 4:22; Dt 21:16, 17; Sal. 89:27, em que o prōtotokos grego do Antigo Testamento é usado para expressar a ideia de preeminência). Jesus é o principal de toda a criação. O título "primogênito" ou "primogênito" como uma descrição do Filho do Homem indica que o Filho em sua humanidade é agora a principal criatura de toda a criação. A designação de forma alguma indica que Cristo é a primeira criatura criada por Deus, pois o próximo versículo afirma que todas as coisas foram criadas em, por e para Cristo (Colossenses 1: 15–17). Como coparticipantes na criação de todas as coisas, Cristo não pode ser um ser criado. Em vez disso, ele é o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, que existe desde a eternidade.
Como primogênito de toda a criação, Ele tem prioridade sobre a criação. Como primogênito dos mortos, Ele tem preeminência na igreja. Assim, Paulo conclui em Colossenses 1:18, "para que Ele próprio possa ter o primeiro lugar em tudo". Como crentes, Jesus deve ocupar o “primeiro lugar” em nossos corações e nada deve nos consumir mais do que Aquele que sofreu tudo para nos dar vida.
Traduzido por Ruanna Pereira
. https://apologetics315.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário