A cultura moderna reduz a fé cristã a apenas uma única parte da vida - a mensagem da salvação, dizendo como chegar ao céu. Como resultado, poucos pensam no Cristianismo como uma visão de mundo que provê princípios fundamentais, aplicáveis a tudo na vida.
Considere estas passagens:
• "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" ( Sl 111.10; Pv 1.7; 9.10; 15.33).
• "Em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3).
Afirmações assim parecem radical.Todavia, a Escritura insiste que toda verdade começa em Deus. A Bíblia relata todo o enredo da história universal, cósmica.
Por sua vez, os argumentos puramente seculares, divorciados da Escritura, se fundamentam em algo que é considerado, por eles, como definitivo, incondicional, "divino". Funcionando assim, acrediatam que suas crenças controlam tudo o que se segue.
Porém, o conhecimento verdadeiro encontra lugar na revelação bíblica e é comprovado, inclusive, experimentalmente pelos que vivem a revelação da Bíblia Sagrada, em verdade.
Allan Bloom, autor do livro best-seller The Closing of The American Mind, diz que durante grande parte da história americana, o conceito de uma verdade unificada veio da Bíblia, o que criou uma "cultura comum, que uniu o simples e o sofisticado, ricos e pobres, jovens e velhos (...) como o próprio modelo para uma visão da ordem da totalidade das coisas".
Mas a medida que a Bíblia perde a influência, o Ocidente está perdendo sua noção de qualquer verdade unificada. "A própria ideia de um livro tão completo está desaparecendo", lamenta Bloom - e com ela, a ideia da verdade completa.
Na cultura moderna, os pais mandam seus filhos para a escola afim de aprenderem habilidades especializadas para que consigam um emprego, mas perderam o ideal de torná-los pessoas completas, vivendo uma visão integrada da vida.
" Ao Contrário do que normalmente eles pensam, sem a Bíblia, até mesmo a idéia do todo é perdida".
Nancy Pearcey / Livro: A Busca da Verdade.
Via Fabiana Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário