quinta-feira, 2 de abril de 2020

EVIDENCIAS PENTECOSTAIS NA HISTÓRIA ( Parte I)


 Cristo, o fundamento e sua promessa 

Antes da Ascenção, Jesus deu uma ordem aos discípulos: ’’ E eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestido de poder do alto”. Lc 24.49. “E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre; o Espirito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vos o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós’’, Jo 14.16-17.

 Igreja primitiva é fundada em Jerusalém 

“ E cumprindo-se no dia de pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente  vem do céu um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E foram cheios do espirito Santo, e começaram a falara noutras línguas conforme o Espirito Santo lhe concedia que falassem’’, At. 2.1-4. A igreja primitiva foi sendo estabelecida nos  100 anos seguintes a esse evento com os dons do Espirito Santo que foram significativamente manifestos e os sinais e maravilhas eclodiam entre o povo.

 Justino Mártir  (100 – 165dc) 

Em sua primeira apologia ao imperador Romano Pio, Justino sustentou que o império dos espíritos tem sido destruído por Jesus.” Você pode agora se convencer a si mesmo pelo que está acontecendo diante dos nossos olhos, por muitos do nosso povo cristão, que foram curados  e ainda continuam a ser curados em toda parte do mundo, e também na sua cidade de Roma numerosos possessos de espíritos maus ( são curados) como nunca antes puderam ser curados por outro exorcista, simplesmente por conjurá-los em nome de Jesus Cristo, que foi crucificado  sob Pôncio Pilatos. São dons proféticos entre nós ainda hoje. Você  poderá  vê-los entre nós nos homens e mulheres que têm os dons do Espirito de Deus.

 Irineu (130dc) 

Irineu foi um dos pais da igreja. Ele fez referência explicita ao charismata. ‘’ motivo, também, pelo qual aqueles que estão na verdade, os discípulos, receberam graça Dele, e fazem em seus nome milagres (...) Alguns fazem, certamente e verdadeiramente a expulsão de demônios (...) Outros tem presciência das coisas que virão; eles vêem visões e totais expressões proféticas. Outros ainda curam enfermidades pelo levantar das mãos sobre os enfermos”. Irineu menciona duas classes de milagres- aqueles que falam em línguas e os que ressuscitam os mortos. Para as ambas variedades, ele era testemunha. 

 Montano (150dc) 

O montanismo surgiu na Frígia, por volta do ano 150. Montano afirmava que o ultimo e mais elevado estágio da revelação já fora atingido. Chegara a era do Paracleto, que falava através de Montano, e que se caracterizava pelos dons espirituais, especialmente a profecia. Montano e seus colaboradores eram tidos como os últimos profetas, trazendo novas revelações. Eram ortodoxos no que diz respeito a regra de Fé, mas afirmavam possuir revelações temporais mais profundas que as contidas nas Escrituras. Faziam estritas exigências morais, tais como o celibato, o jejum e uma rígida disciplina moral.

 Teófilo de Antioquia (181dc) 

Contemporâneo de Irineu, Teófilo fala do exorcismo de demônios como testemunho do poder do Espirito Santo, o que se chama de ‘’ o milagre Cristão’’, além de fazer menção ao discernimento de espíritos.

Continua...
Via Ruanna Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário