domingo, 31 de maio de 2020
Se a mente humana é limitada, como o homem pode perceber a existência de Deus?
O Salmo 90 verso 2 diz que de Eternidade a Eternidade Ele é Deus. A Bíblia não tenta provar a existência de Deus, em vez disso ela deixa claro que sua existência é auto evidente, o primeiro versículo da Bíblia mostra bem isso quando explica a existência do universo, mas não a de Deus.
A Biblia diz que Deus está muito acima do nosso entendimento (Is 55.8,9; I Co 2.9), Paulo chama o conhecimento de Deus de mistério (Ef 1.9), Jó diz que Ele está fora de alcance (Jó 37.23). Mas se é assim como podemos perceber a existência de Deus?
A Biblia afirma que a existência de Deus é percebida por causa de sua própria vontade em se revelar. O mesmo texto em Efésios 1.9 afirma que é Deus que nos descobre o mistério da sua vontade. O evangelho de Mateus registra as palavras de Jesus ao afirmar que não foi carne nem sangue que revelaram a identidade de Jesus ao apóstolo Pedro, porém o Pai. A carta aos Hebreus capítulo 1 versículo 1 afirma que Ele tem se revelado ao longo da história de diversas maneiras.
Outra realidade exposta na bíblia é que o conhecimento humano não é suficiente pra entender Deus (I Co 1.21), o mundo moderno tem se esforçado por arrumar argumentos que provam ou que contestam a existência de Deus, no entanto precisamos entender que a ciência é falha, limitada e não abrange os parâmetros necessários para tal verificação, isso não significa que a fé cristã seja cega, muito pelo contrário, a fé cristã está baseada na verificação de fatos, alguns apresentados pela ciência e outros que estão acima de sua observação.
O Único caminho para conhecer Deus é a sua Palavra, através dela o Espírito Santo esclarece a mente do ser humano (I Co 2.14), algo possível apenas aqueles que reconhecem a cruz de Cristo (I Co 1.18). Sendo assim a existência de Deus é evidente, porém a percepção disso depende da vontade de Deus, isso não é dado por mérito, ou por qualificação, é dado por fé.
Alguém poderia afirmar que é Deus quem decide quem irá o conhecer, portanto Deus seria seletivo, no entanto isso não é verdade, uma vez que ele também se revela através da natureza (Sl 19.1), dos fatos históricos (Dn 2.21-23) e da própria natureza humana (Gn 1.27), para que os homens jamais busquem desculpas por não o terem percebido (Rm 2.20). Sendo assim é possível perceber Deus através de muitos fatores, porém para conhecê-lo é necessário reconhecer que ele existe e crer na sua salvação através de seu filho Jesus (a palavra viva), para isso Deus nos deu algo precioso, a Bíblia Sagrada (a palavra escrita). Todos esses fatores são ferramentas disponíveis a todos os homens para que cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Tm 2.4).
Por Sandro Nascimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário