segunda-feira, 15 de junho de 2020

O Tabernáculo parte II

Simbolismo de cada peça do Tabernáculo

Todo o Tabernáculo - A presença de Deus.
O pátio ou átrio - limites de aproximação do pecador a Deus.
Lugar Santo - formas de aproximação de Deus.
Santo dos Santos - Centro ou coração do Tabernáculo.
Altar de cobre - Remissão.
Pia - Santificação.
Mesa dos pães - Consagração ou comunhão com Deus.
Castiçal - Testemunho.
Altar de incenso - Oração ou adoração.
Arca - Presença de Deus.

Na ordem que Deus deu a Moisés para fazer estes objetos, a Arca foi lembrada em primeiro lugar (Êx 25.10). Era colocada no santo dos santos, onde só o sumo sacerdote podia entrar, uma vez no ano (Lv 16.2,29-31). A data em que o sacerdote entrava ali era no grande dia da expiação descrito em Levítico capítulo 16.
O caminho para a presença de Deus ainda não estava aberto (Hb 9.8). Quando Jesus morreu, o véu do templo se rasgou abrindo este caminho.

A Arca (Êx 25.10-16,37; Hb 9.4).
A ARCA era uma caixa de madeira de cetim, coberta de ouro por dentro e por fora. O comprimento era dois côvados e meio, a largura um côvado e meio e altura um côvado e meio. Acredita-se que estas dimensões correspondiam a 1, 25m x 0,75m x 0,75m.
A largura e a altura eram iguais.
O cumprimento é a eternidade de Deus, a altura, a divindade, a largura, A misericórdia, que se estende a todos os pecadores.
Em Efésios 3.18 vêm as dimensões do amor de Deus: "a altura", atinge todas as raças e classes de pessoas. É o amor de Deus no espaço. "O cumprimento", o amor de Deus no tempo, desde Adão até o fim dos tempos. " A altura", a divindade, Santidade e onipotência. "A profundidade", a misericórdia por meio do perdão, oferecido ao pecador mais aprofundado na impureza e na maldade….
A Arca tinha em seu interior: um pouco de Maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da lei (Hb 9.4). Quando Salomão edificou o templo, só havia na arca as duas tábuas da lei (1 Rs 8.9).
as tábuas de pedra representavam a justiça de Deus. O Maná o alimento dado por Deus no deserto (Êx 16.14,15), lembra a suficiência de Deus. A vara que floresceu (Nm 17.1-10), sinal da soberania de Deus, que escolheu Arão e seus filhos para o sacerdócio.
A Arca ficava escondida aos olhos dos homens. O santo dos santos, onde ela estava, era separado do lugar santo, por uma cortina grossa, chamada também véu, quando o sumo sacerdote ia lá, uma vez no ano, levava sangue para aspergir a tampa da arca e o incensário, de modo que a fumaça a ocultava de sua vista. com a morte de Jesus, fomos feitos sacerdotes e agora podemos ter acesso a presença de Deus. "Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário pelo sangue de Jesus" (Hb 10.19).
A tampa da Arca tinha o nome de Propiciatório (Êx 25.17-25); era de ouro puro, estava em cima dela formando um conjunto, apresentando a forma dum só objeto, figura de Jesus Cristo entre sua pessoa e sua obra.

Nomes da Arca:
1. Arca do testemunho (Êx 25.22). 2. Arca do concerto ou da aliança com Deus (Nm 10.33). 3. arca do Senhor Deus (1 Rs 2.26). 4. arca sagrada ou Santa (2 Cr 35.3). 5. arca de teu poder ou tua força (Só 132.8).

Via Eziel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário