Contrária à idéia do desígnio divino, é a teoria do multiverso.
Devo argumentar, porém, que a existência de um multiverso ainda não elimina a questão de uma Fonte divina. Um dos mais importantes proponentes do multiverso é o cosmólogo Martin Rees,
que observa:
Qualquer universo que hospede a vida — que poderíamos chamar de universo biófilo — tem de ser
ajustado de uma certa maneira. Os pré-requisitos para qualquer vida dos tipos que conhecemos —
estrelas de vida longa e estáveis, átomos estáveis, como de carbono, oxigênio e silício, capazes de se
combinarem em moléculas complexas, etc. — são sensíveis às leis físicas e ao tamanho, à taxa de
expansão e ao conteúdo do universo.
Isso poderia ser explicado, diz Rees, pela hipótese de que existem muitos "universos" com diferentes leis e constantes físicas, e que o nosso pertence a um subsistema de universos que conduzem à ocorrência de complexidade e consciência. Se esse for o caso, a sintonia perfeita não deve surpreender.
Rees menciona as mais influentes variações da idéia de um multiverso. Na idéia da "eterna inflação" dos cosmólogos Andrei Linde e Alex Vilenkin, os universos emergem de big bangs individuais com dimensões de espaço-tempo completamente diferentes daquelas do universo que conhecemos. A tese do buraco negro, de Alan Guth, David Harrison e Lee Smolin, sustenta que os universos surgem de buracos negros em regiões de espaço-tempo mutuamente inacessíveis. Por fim, Lisa Randall e Raman Sundrum propõem que há universos em diferentes dimensões espaciais que podem ou não interagir gravitacionalmente uns com os outros.
Rees observa que essas idéias de multiverso são "altamente especulativas" e requerem uma teoria que descreva de modo consistente a física das densidades utra-altas, a configuração de estruturas em dimensões extras, e assim por diante. Ele nota que apenas uma delas pode ser certa e acrescenta: "Muito possivelmente, nenhuma delas é certa. Há teorias alternativas que indicariam somente um universo".
Trecho do livro "Um Ateu Garante: Deus Existe". p. 85
Enviado por Sandro Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário