sexta-feira, 24 de julho de 2020

O que é o Islã? Uma síntese sobre os 5 pilares da religião Islâmica (Pt. 01)


Os deveres de todo muçulmano se resumem em 5 pilares, abordaremos cada um durante 5 semanas, então, vamos ao primeiro.

SHAHADA ou Testemunho

É a confissão que efetua a conversão. Aquele que decide se submeter à fé islâmica deve confessar que "Não há outro Deus além de Allah e Maomé é o seu Profeta". Essa confissão pode ser dividida em duas partes, onde a primeira parte consiste em afirmar que Allah e o único Deus, e esta parte é feita de forma mais incisiva que em outras religiões monoteísta e enfatiza em primeiro momento a absoluta unicidade de Allah e sua distância entre a fé islâmica e o politeísmo.

O politeísmo (shirk) é o maior pecado que alguém pode cometer, embora o islã aceite a existência de anjos (jinns) e demônios.

Já a segunda parte de confissão está em afirmar que Maomé é o seu Profeta, ou seja, há um complemento para que alguém possa se tornar um muçulmano, não é apenas crer que Allah seja o único Deus, mas que Maomé seja seu Profeta.

A figura de Maomé é muito importante no islã, ele é considerado o paradigma do Islã, ou seja, quanto mais parecido com Maomé um muçulmano for, mais fiel ao Islã ele é.

Está confissão e falada várias vezes durante a vida dos muçulmanos, aliás, é a primeira coisa que um muçulmano fala aos ouvidos de um recém nascido e quando algum muçulmano está prestes a morrer também pronuncia a SHAHADA que no caso do moribundo pode ser substituída pela frase ALLAHU-AKBAR, que significa Allah é grande, ou mais especificamente Allah é maior.

Para que a "conversão" seja válida é necessário que uma pessoa pronuncie a frase 3 vezes, há alguns, como testemunha Tariq Al-Salam, que afirmam que mesmo não sendo de coração ou inconscientemente alguém repita por 3 vezes a SHAHADA, já é o suficiente para que esta pessoa se torne muçulmana. Para um muçulmano, para que alguém seja plenamente feliz deve realizar a SHAHADA.

Por Rafael Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário