Os deveres de todo muçulmano se resumem em 5 pilares, abordaremos cada um durante 5 semanas. Já falamos sobre dois pilares, hoje iremos relatar um pouco sobre mais um pilar da fé Islâmica:
ZAKAT - Esmolas ou doações
O Zakat é um imposto obrigatório que é pago conforme a quantia de dinheiro, jóias ou bens que a pessoa possui. É usado por uma comissão Islâmica para ajudar aos domésticos na fé, isso faz parte da cultura árabe.
Essa ajuda vai para órfãos e viúvas, prisioneiros muçulmanos, esse é um dos mandamentos mais antigos do mundo muçulmano. Esse tipo de ajuda et lembrando especialmente em dias festas anuais, o Jejum no final do Ramadã e a Festa do Sacrifício (EID).
"Uma vez o Profeta disse: 'Presenteiem uns aos outros, porque os presentes levam a maldade embora". Segundo o Hadith (que é o registro dos atos de Maomé) Maomé tinha costume de receber presentes com frequência. Na Festa do Sacrifício os idosos costumam dar balas e dinheiro para as crianças. Estima-se que os muçulmanos contribuem com cerca de 2,5% ao ano com o Zakat.
Durante a festa do Ramadã os muçulmanos costumam fazer jantares em praças públicas para os pobres.
O ato de contribuir no mundo muçulmano tem duas categorias. A primeira é um ato voluntário, praticado com amor e piedade. A segunda é um ato obrigatório, ou, como alguns preferem, legal, que é um dos pilares da fé islâmica.
Há algumas controvérsias sobre o ato legal da contribuição, pois esse ato é feito a uma comissão que decide como o dinheiro será gasto. Observe a nota de rodapé que há em alguns Alcorãos.
"Zakat significa pagamento, purificação e aumento, uma vez que, mediante o pagamento de uma taxa fixa ao estado, para ser usada em prol dos pobres e necessitados, o doador purifica a alma, ao mesmo tempo que fatalmente terá seus bens aumentados pela mercê de Allah"
Ou seja, a explicação neste texto se refere ao Zakat para ser doado aos pobres, mas o mesmo Alcorão instrui outro fim para o Zakat (2.43), que está destinada para gastos de guerra e para os tesouros dos chefes.
É interessante notar que o clero escolhido para administrar o Zakat no Irã, tomaram o controle do governo.
Por Rafael Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário