Os deveres de todo muçulmano se resumem em 5 pilares, abordaremos cada um durante 5 semanas. Na semana passada falamos sobre a SHAHADA que quer dizer confissão ou testemunho, hoje iremos relatar um pouco sobre mais um pilar da fé Islâmica:
SALAT - Reza ou Orações
Os muçulmanos rezam 5 vezes ao dia, ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao anoitecer e à noite, são chamados para as orações nas mesquitas através de um equipamento de som posto em uma das torres da mesquita de forma que se possa ouvir de longe. O chamado para as orações é:
Allah é grande.
Eu testemunho que não há nenhum outro Deus senão Allah.
Eu testemunho que Maomé é o Profeta.
Vem para oração, vem para o triunfo.
Allah é grande. Não há nenhum Deus senão Allah.
Os muçulmanos podem rezar sozinhos ou em grupos, mas a preferência é que se faça isso em grupos.
Uma vez por semana, na sexta-feira, a comunidade se reúne na mesquita para a oração comunal. Costumam rezar sobre um tapete e usando uma espécie de rosário (TASBIH) que pode ser de 33 contas divididas em grupos de 11 (como um terço) ou de 99 contas divididas em grupos de 33 (como o rosário). Alguns muçulmanos acreditam que o fiel ganhará um lugar no céu dizendo um dos 99 nomes de Allah para cada conta de oração como forma de adoração.
Mas, este momento de oração é precedido de uma lavagem, um ritual chamado WUDU. Por isso, muitas mesquitas possui um lavatório, em geral no pátio. Durante este ritual lava-se os pés, mãos, braços e rostos de forma especial, recitando preces especiais quando se faz a ablução. As orações não podem serem feitas sem essa lavagem, por isso, quando não se tem alguma fonte de água limpa próxima, os muçulmanos fazem uma espécie de WUDU esfregando pedras ou areia em um ritual chamado TAYAMMUM.
As posições (sim, são no mínimo 4 posições) de orar também seguem um certo ritual e o número de repetições vai variar de acordo com o horário em que se está orando. As principais posições são: em pé, curvado, ajoelhado e prostrado, sempre em direção a Meca, eles usam uma bússola que aponta para qual direção orar.
Há algumas palavras sagradas para os muçulmanos como:
BISMILLAH - Em nome de Allah
ALHAMDO LILLAH - Louvado seja Allah
INSHAALLAH - Se Allah desejar
MASHAALLAH - Graças a Allah
AL-RAHMAN - O Misericordioso
AL-AZIZ - O Poderoso
AL-HAFIZ - O Protetor
ALLAHU-AKBAR - Allah é Grande
Alguns muçulmanos também recitam o primeiro capítulo do Corão (AL-FATIHA) em suas orações, é um capítulo que exalta Allah e pede sua orientação para o caminho do Islã.
ATOS OBRIGATÓRIOS NA HORA DAS ORAÇÕES
O ato de intencionar, ou seja deve-se ter a consciência e dizer aquilo que se deseja fazer (Lavagem/Oração);
Lavar as mãos e a face 3 vezes;
Ao lavar as mãos e os braços deve-se sempre começar a lavagem pela mão direita;
Lavar os pés e os calcanhares, sempre começando pelo direito!
Passar as mãos molhadas pela cabeça e lavar as orelhas externamente;
Limpar as narinas.
O que invalida a Ablução (lavagem)
Urina;
Fezes;
Gases;
Dormir;
Coisas que podem fazer perder a consciência como epilepsia ou desmaio.
Se acontecer qualquer uma dessas situações a pessoa deve voltar e fazer a lavagem novamente.
Sendo 5 orações por dia, cada período de oração é uma oração específica, que exige um número mínimo de genuflexões e dizeres específicos daquele período. Por exemplo a oração de meio-dia é composta de 4 genuflexões enquanto a do crepúsculo é composta de 4 genuflexões.
Na maioria das vezes o período de cada Oração dura 10 minutos. A Oração é um ritual e não pode sofrer qualquer alteração, toda a atenção do fiel deve estar voltada única e exclusivamente para isso naquele momento. Para um muçulmano a Oração é uma obrigação.
Além das orações ritualísticas há ainda as orações com pedidos pessoais que são feitas em outros momentos.
Alguns aspectos precisam serem ditos, embora esteja tentando fazer um texto explicativo, seja fundamental este esclarecimento: um muçulmano jamais chama Allah de pai, ou achar que, de alguma forma, Allah possa firmar um acordo (ou aliança) com quem quer que seja. Ou até mesmo achar que, enquanto eles oram estão entrando na presença de Allah. O relacionamento que um muçulmano tem com Allah é de como um servo para com o seu senhor.
Recentemente uma pesquisa do Seminário Teológico Fuller realizada com 600 ex-muçulmanos que haviam se convertido ao cristianismo e apontou que, um dos fatores envolvidos nessas conversões foi a ênfase no amor de Deus e a intimidade que os cristãos podem ter com Ele como seu Pai Celestial.
Por Rafael Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário