Altar de Cobre (Êx 27.1-8; 38.1-7)
É simbolo da remissão que o Filho de Deus realizou em favor do homem perdido.
Estava colocado à entrada do Átrio do Tabernáculo. Era primeiro objeto encontrado por todo aquele que fosse ao Taber. náculo. Para chegar-se a Deus, o pecador tem de passar primeiro pelo sacrificio do Cordeiro de Deus, que foi imolado na cruz.
No altar ardia um fogo continuo, uma fumaça subia todo tempo, e o sangue era derramado sem interrupção, o fogo - simbolo da cólera divina, fumaça - manifestação da mesma cólera e o sangue uma vida sacrificada pelo culpado.
O Altar era de madeira de cetim e de cobre. Se fosse só de cobre, seria pesado demais para transportar. A união da madeira e do cobre r resenta a dupla natureza de Jesus Cristo.
Havia quatro chifres nos ângulos, dirigidos para cima. Chifre no Velho Testamento sempre é sinal de força e poder.
Também os chifres ou pontas do altar serviam de refugio. U criminoso que pusesse a mão sobre as pontas do Altar estava protegido, o vingador não tinha poder para matá-lo. Só depois de julgada sun culpa, era entregue ao castigo (Ex 21.14; Nm 35.33:Dt19.13).
Quando Joabe (1 Reis 2.28) pegou nas pontas do Altar, o sacerdote Benaia não quis matá-lo. Só depois que Salomão deu ordem, foi que ele executou.
O principal uso do altar era receber os holocaustos e todas as outras ofertas (ver Levitico caps. 1 a 7).
O Altar de Cobre é tipo de Jesus Cristo que "na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrificio de si mesmo" (Hb 9.26b).
O pecador que quiser ir a presença de Deus tem de percorrer este caminho: passar pelo Altar de cobre, Jesus Cristo na cruz; lavar as mãos (Tg 4.9) na Pia, o poder do sangue; fazer brilhar sua luz em contacto com o Castiçal, a luz de Jesus Cristo; participar da Mesa, Jesus o pão da vida; oferecer suas orações no Altar de Incenso; passar pelo véu que Jesus rasgou com a morte e finalmente chegar à Arca.
Via: Eziel Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário