Por Ted Cabal
Nascido no que seria a Itália dos dias modernos, Anselm (1033-1109 d.C.) foi criado por um pai que resistiu aos anseios de seu filho por uma vida de devoção acadêmica. Sua mãe, no entanto, incutiu nele uma visão e amor a Deus. Por meio de seu compromisso inabalável, Anselmo tornou-se não apenas um erudito Cristão, mas também um professor célebre e arcebispo de Canterbury. Como o antigo erudito e clérigo Agostinho, Anselmo procurou compreender melhor a fé em que já cria. No clássico Why God Became Man [Por que Deus se tornou homem], Anselmo produziu o que se tornou a visão padrão da expiação: somente Deus pode satisfazer as infinitas demandas de Sua justa ira - e Ele graciosamente o faz por meio da obra salvadora do Deus-homem, Jesus Cristo.
Escrito em espírito de oração, o Proslogion de Anselmo apresenta um dos argumentos mais controversos e fascinantes para a existência de Deus - o chamado argumento ontológico (argumento do ser). Quando um tolo diz em seu coração que Deus não existe (Sl 14: 1), ele demonstra que entende o que significa o termo Deus, a saber, "aquele do qual nada maior pode ser concebido". E tudo o que pode ser concebido como não existente não é Deus. Assim, Deus não pode ser concebido como não existente. Ou em outros termos, Deus não seria aquele do qual nada maior pode ser concebido se Ele existisse apenas em nossa mente, pois é maior existir na realidade do que apenas no pensamento. Portanto, Deus deve existir. Em resposta às acusações de que o argumento é incorreto, Anselmo expôs o argumento de forma mais ampla, observando que Deus é um ser necessário, isto é, um ser cuja auto-existência não causada explica a existência de todas as outras coisas contingentes.
_________
Fonte:
CABAL, Ted. Notable Christian Apologist: Anselm. In CABAL, Ted (General Editor). The Apologetics Study Bible: Understand Why You Believe – Real Questions, Straight Answers, Stronger Faith. Nashville, Tennessee: Holman Bible Publishers, 2007
Tradução Walson Sales.
Traduzindo trechos e buscando editoras interessadas nas publicações. “Examinai tudo. Retende o bem.” I TS 5:21.
_________
Nenhum comentário:
Postar um comentário