Por Ted Cabal
Joseph Butler (1692–1752) recebeu educação na Universidade de Oxford, foi feito Bispo de Bristol e mais tarde de Durham e tornou-se capelão da rainha da Inglaterra. Mas o prestígio não dominava seus interesses; antes, ele estava preocupado com a defesa da fé Cristã. Em seus dias, as opiniões iluministas prevaleciam na Europa. Enquanto a fé e a revelação eram cada vez mais rejeitadas ou ridicularizadas, a confiança na razão e na ciência aumentava. O Cristianismo bíblico era abertamente atacado como irracional e supersticioso. A elite intelectual considerava o deísmo, com sua rejeição de qualquer atividade divina após a criação, como a verdadeira religião. O deísmo não podia aceitar o envolvimento sobrenatural do Deus bíblico na história.
A Analogy of Religion [Analogia da Religião] de Butler minou os deístas ao empregar o mesmo raciocínio que eles usaram para atacar a Bíblia. Ele afirmou que se a revelação bíblica deve ser posta em dúvida devido às suas dificuldades e mistérios, então a ciência também deve ser desacreditada. Os mesmos tipos de obscuridades e perguntas não respondidas fazem parte da ciência, mas os deístas foram muito rápidos em proclamar a ciência como a nova revelação. Esse exemplo de pensamento inconsistente, argumentou Butler, não exaltava a racionalidade honrada pelos intelectuais. Na verdade, os padrões comuns na natureza e na Bíblia apontam para um mesmo Autor. E se os deístas acreditavam no maior dos milagres, a criação do universo, então por que eles deveriam duvidar dos milagres menores da Bíblia? A analogia de Butler refutou poderosamente o deísmo em sua geração e tornou-se um texto padrão em Cambridge e Oxford por mais de um século.
_________
Fonte:
CABAL, Ted. Notable Christian Apologist: Joseph Butler. In CABAL, Ted (General Editor). The Apologetics Study Bible: Understand Why You Believe – Real Questions, Straight Answers, Stronger Faith. Nashville, Tennessee: Holman Bible Publishers, 2007
Tradução Walson Sales.
Traduzindo trechos e buscando editoras interessadas nas publicações. “Examinai tudo. Retende o bem.” I TS 5:21.
_________
Nenhum comentário:
Postar um comentário